Disciplina Curricular

Nutrição no Treino Desportivo NTD

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento sobre as estratégias alimentares e nutricionais que possam contribuir para a optimização do rendimento desportivo e da saúde dos atletas baseando essas estratégias no conhecimento dos fenómenos moleculares e metabólicos relacionados com os componentes dos alimentos, os seus efeitos fisiológicos e a sua influência na prática desportiva.

Programa

O programa inclui: funções biológicas dos vários nutrientes presentes nos alimentos (hidratos de carbono, lípidos, proteínas, vitaminas, minerais e outros compostos reguladores), suas principais fontes alimentares, necessidades e recomendações; relação entre nutrição, consumo calórico, composição corporal e desporto; dinâmica de utilização dos combustíveis energéticos em função das características da prática desportiva e consequências no consumo energético em repouso; estratégias de optimização das reservas energéticas e da hidratação antes, durante e depois de treinos ou competições e da regeneração e crescimento muscular - proteína e aminoácidos na recuperação muscular, na optimização da composição corporal e no rendimento desportivo; cálculo das necessidades energéticas e proteicas em função da composição corporal e do dispêndio energético associado à prática desportiva; os electrólitos na regulação hídrica e do pH e na produção de força; suplementação e ajudas ergogénicas.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva em que os conteúdos são apresentados tendo como apoio diapositivos. Na valência teórico-prática é privilegiado o trabalho em grupo com a resolução de fichas em que se pretende aplicar os conteúdos expostos quer no curso teórico quer nas aulas teórico-práticas. O aluno opta pelo modelo de avaliação final ou contínua. O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de uma frequência sobre os conteúdos do curso teórico e teórico-prático (ponderação 70%) e, em grupo, na resolução em aula de 6 fichas de trabalho e na realização, apresentação e discussão de uma pesquisa bibliográfica cujo tema é anualmente alterado (ponderação 30%). Para ser aprovado o aluno necessita de obter um mínimo de 9,5 valores em cada componente. A classificação final é obtida através de uma prova escrita, englobando a matéria teórica e teórico-prática. O aluno é aprovado desde que obtenha um mínimo de 10 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre