Disciplina Curricular

Estágio em Treino Desportivo II ETD II

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos do ETD II são (na continuação da UC de ETD I): Envolver o estudante no processo de preparação e condução de atletas integrados no enquadramento institucional do sistema desportivo. Desenvolver competências de planeamento, condução e avaliação do treino e da competição. Participar ativamente na competição, assumindo e refletindo uma dimensão ética e deontológica. Aplicar e experimentar em ambiente real de treino e competição as competências técnicas e os conhecimentos adquiridos. Desenvolver e refletir uma atitude crítica sobre o processo de ensino-treino-competição, regulada pela supervisão externa dos orientadores, colocada ao serviço da formação pessoal e profissional do treinador. Participar na vida associativa relacionando-se com o coletivo de técnicos que forma as equipas técnicas desportivas. Agir na vida interna do clube por forma a contribuir com ações e atividades que o projetem na comunidade local, no âmbito do desporto.

Programa

Cada modalidade desportiva estrutura os seus conteúdos de acordo com três áreas fundamentais da intervenção profissional do treinador (na continuação da UC de ETD I): 1) Organização e gestão do treino; conjunto de tarefas relacionadas com o planeamento dos ciclos de treino, da condução das sessões e da avaliação do processo. 2) Participação no contexto competitivo; inserção do Estagiário no quadro competitivo do sistema em que está relacionado. Neste domínio pretende-se objetivamente que o estudante acompanhe e analise a participação na competição, desenvolvendo tarefas de observação, diagnóstico ou intervenção em estreita relação com o treinador supervisor. 3) Relação com a comunidade; enquadramento do estudante na comunidade que envolve a instituição de acolhimento. Procura-se que o estudante coloque ao serviço da comunidade onde realiza estágio o seu saber e a sua criatividade no desenvolvimento de projetos que relacionem a modalidade e a comunidade.

Métodos de ensino e avaliação

A existência de dois orientadores (um da entidade de acolhimento e outro da FMH) permite afirmar que o processo tutorial é a metodologia fundamental de intervenção junto do estudante em estágio. Sendo o contexto de Estágio um ambiente de ensaio-erro a orientação tutorial dos supervisores tem uma importância decisiva para determinar o rumo e a qualidade das aprendizagens do jovem treinador. O processo de avaliação do desempenho do Estudante Estagiário é efetuado fundamentalmente através de duas dimensões: a atividade de treinador (nas várias vertentes da atividade) e a documentação apresentada (dossier de estágio).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre