Disciplina Curricular

Análise do Processo de Ensino-Aprendizagem APEA

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1-Conhecer, justificar e diferenciar os conceitos fundamentais relacionados com os processos de formação; 2-Fundamentar a relevância da qualidade dos processos de formação no desenvolvimento pessoal e social; 3-Caracterizar as diferentes componentes das situações de formação e analisar as relações de interdependência quese estabelecem entre si. 4-Conhecer os princípios e procedimentos da metodologia da abordagem sistémica aplicando-os aos processos deformação. 5-Caracterizar o projeto pedagógico subjacente às situações de formação, e analisar as suas alternativas filosóficas,pedagógicas teóricas e didáticas. 6-Conhecer e relacionar as fases do processo de formação: planeamento, condução e avaliação.

Programa

Módulo 1:Conceitos fundamentais associados às situações de formação. Mapa conceptual dos conceitos associados às situações de formação. Módulo 2:Caracterização das situações de formação no ensino e treino de atividades físicas. A atividade educativa,uma realidade complexa. Análise sistémica das situações de formação. Módulo 3:Macro e meso-análise das situações de formação. Contextos macro e meso-sociais das situações de formação. Da intencionalidade educativa à “sociedade pedagógica”.Aspetos sócio-históricos da formação em Portugal. Heterogeneidade dos atores nos processos da formação naatividade física. Comunidades educativas e perspetiva organizacional. Módulo 4:Análise micro-sistémica das situações de formação. Nível micro-sistémico das situações de formação: as atividades; os intervenientes; as relações interpessoais; e osambientes/contextos. A Atividade Educativa e o Projeto Pedagógico. As questões do Projeto Pedagógico: Questões filosófica; pedagógica;teórica e didática

Métodos de ensino e avaliação

Para o trabalho presencial, a disciplina dispo? e, semanalmente, de uma aula de informac? a? o (teo? rica) e duas aulas deaplicac? a? o (teo? rico-pra? ticas). A primeira sistematiza a informac? a? o teo? rica. As segundas visam a ana? lise e discussa? o detemas abordados ou a abordar. São dinamizadas tarefas de resoluc? a? o de problemas que implicam a reflexa? o e debate,e implemenetada a apresentac? a? o e ana? lise de trabalhos de campo. A avaliação contínua compreende: -O trabalho de campo aplicará os conhecimentos da disciplina à análise de situações reais -O teste escrito visa aferir o nível de domínio individual de conhecimentos -A classificação final da avaliação contínua: NF=(Relatório do trabalho de campo e respetiva apresentação X 40%) +(Teste escrito X 60%) As horas de trabalho autónomo serão utilizadas para a realização individual das tarefas a desenvolver nas aulasteórico-práticas e do estudo das aulas teóricas, e para o trabalho de campo a realizar em grupo.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre