Disciplina Curricular

Dança e Práticas Expressivas DPE

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer o corpo, enquanto agente expressivo e comunicativo. 2. Consciencializar e ampliar situações expressivas do corpo. 3. Identificar e aplicar a terminologia específica a diferentes abordagens do comportamento não verbal. 4. Explorar e relacionar o sentido de musicalidade com os diferentes materiais expressivos. 5. Estabelecer, distinguir e articular as relações intrínsecas e extrínsecas entre a música e o movimento. 6. Selecionar acompanhamentos musicais específicos para diferentes propósitos de movimento dançado. 7. Promover e desenvolver os processos intuitivos de interpretação de personagens em situação. 8. Elaborar encadeamentos de movimento a partir de diversas fontes (personagens, histórias, textos). 9. Criar e improvisar individual e coletivamente um texto ou mensagem. 10. Utilizar e exercitar a capacidade de criação coletiva através da adaptação dos conteúdos a novas situações.

Programa

1) Dimensões do corpo expressivo: sinestésica, expressiva, musical, dramática e relacional. 2) Corpo na relação direta com o movimento e deste com a expressão musical e com a expressão dramática. 3) Comunicação verbal e não verbal. Comunicação interpessoal e dinâmica de grupos. 4) Expressão vocal, respiração e entoação. 5) Corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. O personagem. 6) Textos dramáticos. Texto em movimento e o movimento do texto. 7) Desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas mediante situações de improvisação e composiçãofocadas na relação da música e do drama com o movimento.. 8) Acuidade da escuta e a escuta orientada. Os principais parâmetros técnicos. 9) Principais períodos e estilos do repertório musical. 10) Cruzamento dos vocabulários terminológicos específicos da Música e da Dança.

Métodos de ensino e avaliação

UC predominantemente experiencial. As temáticas, Movimento e Expressão Musical (MEM) e Movimento e ExpressãoDramática (MED), assumem-se na dimensão expressiva e criativa. A aprendizagem vivencial, individual e em grupoutiliza métodos de exploração, descoberta e participação colaborativa dos estudantes. A avaliação contínua, de MEM e MED incide nas tarefas: Evolução (participação ativa dos estudantes), Teoria (T) ePrática Expressiva (PE). As horas de trabalho autónomo do estudante são utilizadas para o estudo teórico e prático da T e da PE. A nota final em cada módulo corresponde à média ponderada: 25%E+25%T+50%PE. A nota final de DPE é a média aritmética: 50% MEM + 50% MED A avaliação final inclui prova teórico-prática, “proposta performática site-specific” sobre um guião disponibilizadopelos docentes. A classificação final é a média aritmética entre a prova escrita e a prática/oral. O aluno é aprovadocom nota igual ou superior a 9.5 v.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre