Disciplina Curricular
Desenvolvimento, Controlo Motor e Aprendizagem DCMA
Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer o processo de Desenvolvimento, Controlo Motor e Aprendizagem nas suas componentes fundamentais, perspectivas teóricas e metodologias. Conhecer as principais tendências de evolução da acção motora, das capacidades físicas e do desenvolvimento perceptivo-motor que ocorrem ao longo da vida. Perceber a variabilidade do processo de desenvolvimento, controlo motor e aprendizagem conhecendo as principais influências de variáveis internas e externas nesses processos. Dominar um conjunto de técnicas de avaliação do desenvolvimento, controlo motor e aprendizagem. Seleccionar estratégias e instrumentos de observação, quantificação e análise adequados. Identificar os factores influenciadores do desenvolvimento, controlo motor e aprendizagem motora. Compreender as inter-relações que se estabelecem entre os vários conceitos do desenvolvimento, controlo motor e aprendizagem motora. Conhecer a evolução típica dos indivíduos em aprendizagem e os processos inerentes.
Programa
Fases do desenvolvimento humano Conceitos fundamentais em desenvolvimento humano Variáveis e métodos de estudo no desenvolvimento humano Retrospectiva sobre as bases teóricas do controlo motor e aprendizagem Representatividade da tarefa e contextos de aprendizagem Quantificação da performance e estrutura do erro Paradigma de Fitts e a Lei de Hick Contributos teóricos para o estudo do desenvolvimento motor O desenvolvimento das acções motoras da motricidade reflexa aos movimentos especializados Espaços de jogo e recreio promotores do desenvolvimento da criança Factores de aprendizagem Teoria do Esquema Variabilidade no comportamento motor Teoria dos Sistemas Dinâmicos no comportamento motor Formação de sinergias O contributo da Psicologia Ecológica O Modelo dos constrangimentos de Newell Competência motora e literacia física Tendências contraditórias do sistema de gestos O jogo e o desenvolvimento humano Comportamento motor e criatividade Comportamento motor na senescência
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino, consiste numa aula teórica por semana, onde serão abordados os conteúdos programáticos descritos no programa da cadeira. Paralelamente serão leccionadas duas aulas teórico-práticas por semana, onde se procura fazer uma aplicação prática dos conteúdos previamente abordados na aula teórica. Estas aulas procuram estimular nos alunos a capacidade de análise e reflexão crítica do movimento humano nas suas várias vertentes, com base nos constructos teóricos abordados na aula teórica. A avaliação da cadeira consiste no seguinte: 1 teste escrito a realizar no final do semestre (50%) 1 trabalho de grupo (25%) 2 relatórios a realizar no decorrer das aulas teórico-práticas (12,5%+12,5%)