Disciplina Curricular

Técnicas de Dança III TDIII

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer e identificar os principais fundamentos culturais das técnicas de dança abordadas. 2. Identificar e caracterizar as habilidades motoras específicas das formas de dança abordadas. 3. Executar o vocabulário básico das técnicas de dança abordadas, diminuindo a distância entre a execução e osmodelos dos padrões motores definidos pela tradição (determinismo dos valores culturais associado a cada técnica) epela eficácia (determinismo funcional). 4. Integrar as habilidades motoras específicas de cada técnica num contexto frásico e expressivo, próprios domovimento dançado.

Programa

1. Aprendizagem e treino das habilidades motoras específicas de cada técnica de dança abordada. Desenvolvimento das etapas da preparação técnica: aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. Individualização dotreino técnico. Limites da adaptabilidade motora. 2. Observação do movimento e análise de erros. A questão do alinhamento postural estático e dinâmico em dança:análise dos parâmetros biomecânicos de um alinhamento eficiente. 3. Importância de uma representação mental clara dos modelos de execução das habilidades técnicas. Aprendizagemobservacional. Treino mental. Estratégias de memorização (labeling, clusters, repetição, etc.). 4. Processamento das próprias experiências de aprendizagem das técnicas (auto-análise). Eliminação dos movimentos concomitantes mas supérfluos (contrações musculares parasitas) na execução dashabilidades motoras específicas de cada técnica. 5. Automatização dos padrões de movimento corretos. Forma aproximada, forma aperfeiçoada e forma estabilizada.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas de técnica têm uma elevada componente prática, de treino das habilidades motoras apresentadas, masexigem a utilização de métodos de ensino-aprendizagem que envolvam entre outros aspetos: a clara demonstraçãodos modelos de padrões motores abordados, a observação, a reprodução, a análise dos erros, a auto-análiseutilizando os meios tecnológicos disponíveis na FMH, de modo a atingir a automatização dos padrões de movimentocorretos. A avaliação contínua resulta de avaliações realizadas ao longo do semestre em cada uma das técnicas lecionadas, daevolução do desempenho motor e do empenhamento para a aquisição, aplicação e aperfeiçoamento das habilidadestécnicas lecionadas. A classificação final será obtida pela média ponderada das classificações de cada móduloexistindo aprovação quando essa média for igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação final será constituído por uma componente teórica (exame escrito e oral) e uma componente práticarealizada em estúdio.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre