Disciplina Curricular
Técnicas de Dança IV TDIV
Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Conhecer e aplicar os fundamentos das técnicas de dança teatral abordadas; 2.Executar o vocabulário básico das técnicas de dança teatral, com correção corporal, espacial, temporal e dinâmica; 3.Explorar movimento de modo individual através de tarefas de Modelação e de Produção de movimento(improvisação), demonstrando domínio técnico e capacidade de perceção sensório-motora; 4.Reproduzir sequências dançadas em contexto técnico mediante demonstração com fluência, precisão e amplitudedo movimento; 5.Modelar e/ou compor sequências dançadas em contexto técnico a partir do repertório das formas de dança clássicae moderna, com fluência, com precisão e com amplitude do movimento; 6.Identificar, caracterizar e descrever princípios de movimento e skills motores específicos às técnicas de dançateatral; 7.Cooperar com os colegas nas tarefas de grupo;
Programa
a) Abordagem teórico-prática aos conceitos e aos princípios de movimento inerentes às técnicas de dança teatral,dança clássica e dança moderna. A rotação externa dos membros inferiores/en dehors; o alinhamento corporalsegundo os eixos referência; a colocação postural dinâmica/stance; a distribuição e transferência do peso sobre osapoios; o afastamento por oposição/counterpull; a quadratura/squareness; o alongamento do tronco/pull?up; a linhacentral vertical/aplomb; a compensação do tronco/counterbalance; os padrões rítmicos: regular e irregular; a dinâmicade movimento; e a coordenação inter segmentar. b) Aprendizagem, reprodução e composição de sequênciasdançadas, de longa duração, construídas a partir de material vídeo e/ou criado pelo docente. c) Estudo de vocabulárioespecífico da dança clássica e moderna na observação de performances de dança.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas e teóricas-práticas centram-se na aquisição e no aperfeiçoamento de habilidades motoras de dançacom base em tarefas fechadas, de reprodução, de modelação, de improvisação e composição (dança clássica e dançamoderna). Aos estudantes são solicitados trabalhos teórico-práticos como estudos de movimento a efetuar fora docontexto de aula que recorrem às horas de estudo autónomo. Recorre-se à elaboração de um trabalho deautoavaliação através do registo vídeo da prestação dos alunos e através da transmissão de componentes críticas ecritérios de êxito das habilidades motoras sequenciadas. Itens de avaliação: EV – Evolução no desempenho motor (30%) TT – Teste teórico (30%) EMDC – Estudo de movimento de dança clássica (15%) EMDM – Estudo de movimento de dança moderna (15%) P - Participação (assiduidade, pontualidade, participação ativa, critica e responsável) (10%) Nota final = 0.30 EV + 0.30 TT + 0.15 EMDC + 0.15 EMDM + 0.1 P