Disciplina Curricular

Pedagogia e Didática da Dança PDD

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Fundamentar e efetuar uma análise crítica sobre os conceitos inerentes às opções pedagógicas do ensino da dançacomo forma de expressão estética de elaboração artística; 2.Definir e fundamentar o quadro de referência conceptual da Pedagogia da Dança, como reflexão e como ação; 3.Conhecer , analisar e comparar distintos currículos em dança a nível internacional; 4.Dominar as variáveis intervenientes no processo ensino-aprendizagem da dança, na díade organização/transmissãodos conteúdos, no âmbito da ação educativa; 5.Identificar, designar e definir as diversas capacidades e competências a nível: da execução/desempenho;composição/criação; apreciação/crítica; 6.Conhecer e fundamentar diferentes modelos de avaliação no âmbito da dança; 7.Conhecer e fundamentar a importância e implicações dos conceitos de progressão, refinamento e de aplicação a nível da qualidade da prática e respetivos resultados na aprendizagem.

Programa

A distinção entre ensino artístico e educação artística. A Literacia em dança. Fundamentação sobre as diferentes formas de dança e/ou abordagens do movimento, munindo o futuro professor dedança com os conhecimentos e instrumentos necessários à sua intervenção pedagógica, nas vertentes cognitivas,psico-motoras, afetivas, sociais e estéticas. O quadro de referência conceptual da Pedagogia da dança. Estudo, análise e crítica de didáticas específicas da dança. A noção de ‘content knowledge’ e de ‘pedagogical contentknowledge’. A Pedagogia como praxis. Definição das variáveis implicadas fundamentais a uma adequada intervenção artístico-pedagógica. A relaçãoobjetivos-progressões pedagógicas (dos conteúdos). A avaliação em dança, conceitos, modelos e funções.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas de cariz teórico: métodos expositivo, demonstrativo e de direcionamento. Aulas presenciais de aplicação:métodos ativos de participação, prática de observação e de diagnóstico visando os 7 objetivos da UC. Técnicas:Sistema de Fichas; Grupo Discussão; Estudo de Casos; Leitura Comentada, Resolução de problemas. Trabalho autónomo a nível teórico e prático: estudo e dos conceitos e princípios das opções pedagógicas da dança,modelos de avaliação, conceitos de progressão (leitura e pesquisa de bibliografia; criação de um plano de aula -contemporâneo e criativa - em período extra presencial). Avaliação contínua final, pela média de 3 momentos: a) De trabalho autónomo - Exercício de progressão (individual);do trabalho presencial (assiduidade de 80%) b) demonstração de competências técnico-criativas; c) lecionação planode aula. Nota final na UC: Exame – construção de um plano de aula, mínimo de 9,5. Eventual exame oral se a nota da práticaentre 7,5 e 9,4.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre