Disciplina Curricular

Análise Estética da Dança AED

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta disciplina pretende-se que o aluno possa adquirir um vasto conjunto de competências: 1. Adquirir uma cultura sólida acerca das grandes ideias contemporâneas sobre o corpo em movimento. 2. Refletir sobre as diversas correntes filosóficas que interpretaram o corpo ao longo de vários séculos. 3. Estudar os principais autores e os principais temas com raiz filosófica que têm por objeto o corpo e os seus limitesfísicos e mentais. 4. Refletir sobre o ato coreográfico como fenómeno contextualizado em processos culturais e sociais. Os objetivos deaprendizagem são os de desenvolver nos estudantes a capacidade de reconhecer estes nexos, a partir dodesenvolvimento de competências de contextualização, descrição, análise, interpretação e de pensamento críticosobre obras coreográficas. 5. Produzir de trabalhos, tanto quanto possível, individualizados e específicos a cada curso, centrados nos autores outemas tratados. Visa-se um acompanhamento bibliográfico individualizado.

Programa

Síntese de alguns processos de pensamento; metodologias de pensamento: O Corpo e o Mundo. Procura entender-se o corpo na sua inserção no mundo, a partir da definição de alguns tópicos essenciais. 1. A dança e o(s) seu(s) contexto(s). Perspectivas sobre a origem da dança, enquanto fenómeno cultural ecomportamental; contextos sociais, rituais, teatrais e terapêuticos. 2. A dança enquanto prática e representação social: dança, corpo e imaginário. Dança, corporeidade e pensamento contemporâneo. A reconfiguração das fronteiras artísticas e disciplinares;incorporação e transformação social: processos identitários e de género; globalização, interculturalidade etransculturalidade; a questão pós-colonial. 3. Análise da dança: texto, subtexto e para-texto. Contributos disciplinares para a análise da dança. 4. Estudo de casos: a linguagem da dança e seus componentes. Dança e dramaturgia

Métodos de ensino e avaliação

O processo avaliativo será contínuo. Cada grupo de alunos apresentará dois trabalhos oralmente e entregará a parteescrita referente ao trabalho apresentado. Cada um dos trabalhos vale 50%. Todas as outras pequenas tarefas feitas nas aulas e entregues por cada aluno ou grupo podem ser considerados naavaliação, no caso de dúvida entre duas notas. Ao longo da semana, o aluno terá um conjunto de textos que deve ler e consultar em casa trazendo depois questõespara a aula seguinte.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre