Disciplina Curricular

Técnicas de Dança V TDV

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Dominar os conteúdos das técnicas de dança teatral abordadas; 2.Executar o vocabulário específico das técnicas de dança teatral, com correção corporal, espacial, temporal edinâmica; 3.Explorar movimento de modo inter-relacional (com outros corpos e/ou objetos) e inter corporal (contacto entrecorpos) através de tarefas de Modelação e de Produção de movimento (improvisação), demonstrando domínio técnicoe capacidade de perceção sensório-motora. 4.Reproduzir sequências dançadas em contexto técnico mediante demonstração com fluência, precisão e amplitudedo movimento; 5.Modelar, compor e avaliar sequências dançadas em contexto técnico a partir do repertório das formas de dançaclássica e moderna, com fluência, com precisão e com amplitude do movimento; 6.Reconhecer, explicitar e fundamentar os procedimentos para potenciar a performance durante o desempenho emdança; 7.Avaliar e comparar o seu desempenho motor e o dos seus pares; 8.Cooperar com os colegas nas tarefas de grupo 8.Interagir com os docente e colegas participando ativamente nas tarefas; 9.Avaliar o seu desempenho motor e o dos seus pares

Programa

a) Abordagem teórico-prática aos conceitos, princípios de movimento, precisão e aperfeiçoamento do movimento,coordenação do movimento dançado com o movimento da respiração, aspetos inerentes às técnicas de dança teatral,dança clássica e dança moderna. b) Aprendizagem, reprodução e composição de sequências dançadas, de longaduração, construídas a partir de material vídeo e/ou criado pelo docente. c) Estudo dos procedimentos para potenciara performance durante o desempenho em dança (skills motores e atributos de segurança, skills técnicos com precisãoe segurança, skills expressivos e atributos mentais). d) A incorporação de movimento, intenção e maestria domovimento com características singulares do intérprete. A atitude flexível e profissional para alcançar níveissuperiores de maestria. e) Estudo de vocabulário específico da dança clássica e moderna na observação deperformances de dança.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas e teórico-práticas centram-se na aquisição e no aperfeiçoamento de habilidades motoras de dançacom base em tarefas de reprodução, de modelação, de improvisação e de composição (de dança clássica e de dançamoderna). Aos estudantes são solicitados trabalhos teórico-práticos como estudos de movimento a efetuar fora docontexto de aula que recorrem às horas de estudo autónomo. Recorre-se à elaboração de um trabalho de autoavaliação e de aperfeiçoamento através do registo vídeo da prestação dos alunos e através da transmissão decomponentes críticas e critérios de êxito das habilidades motoras sequenciadas. Itens de avaliação: EV – Evolução no desempenho motor (30%) TT – Teste teórico (30%) EMDC – Estudo de movimento de dança clássica (15%) EMDM – Estudo de movimento de dança moderna (15%) P - Participação (assiduidade, pontualidade, participação ativa, crítica e responsável) (10%) Nota final = 0.30 EV + 0.30 TT + 0.15 EMDC + 0.15 EMDM + 0.1 P

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre