Disciplina Curricular

Metodologia e Ensino da Dança MED

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Aplicar métodos e estratégias de ensino e de aprendizagem de Dança em contextos formais, não formais einformais. 2. Dominar técnicas e métodos de diagnóstico, controlo e reestruturação de aprendizagens em dança. 3. Experienciar atividades de ensino da dança e do movimento expressivo, em contexto de prática pedagógica, compopulação escolar e comunitária. 4. Definir, adequar e relacionar objetivos, conteúdos, atividades e avaliação em função de práticas pedagógicasconcretas. 5. Planificar atividades por objetivos e de acordo com diferentes populações alvo 6. Construir planos e relatórios de aula de acordo com: tema, população alvo, objetivos, conteúdos, atividades,acompanhamentos sonoros, avaliação, métodos e estratégias de instrução 7. Adequar a intervenção em dança em função do desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor dos alunos. 8. Participar em projetos de concepção, planeamento, organização e intervenção educativa no domínio da dança e daspráticas expressivas

Programa

1) O modelo misto de aprendizagem da dança, por objetivos e por projeto. 2) A pedagogia de projeto: o problema, a preparação/produção, a execução e a apreciação/divulgação. 3) A pedagogia por objetivos: definição de objetivos, métodos e avaliação pedagógica. 4) Da pedagogia do conteúdo à pedagogia da aprendizagem. 5) O papel do aluno. O papel do professor. 6) Os métodos ativos, as estratégias e os estilos de ensino. 7) A prática pedagógica. População alvo, objetivos, conteúdos, atividades e avaliação. 8) O plano de aula: fases da aula, objetivos, atividades, métodos, estratégias, recursos, progressões nas atividades e ocomportamento do professor. 9) O relatório da sessão. Relação com os itens do plano de aula, com a planificação, com os imprevistos e com asaulas posteriores. 10) A avaliação pedagógica: diagnóstica, formativa, sumativa e prognóstica. 11) O desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor da população alvo. Relação com o processo de ensino

Métodos de ensino e avaliação

De natureza clínica e aplicativa utiliza métodos ativos de participação e resolução de problemas. Nas aulas teóricaspredomina o método expositivo, com recurso a powerpoint, e estratégias de participação dos estudantes: grupos dediscussão, debate sob tutoria do docente e avaliação recíproca. As aulas aplicativas incluem o exercício de práticapedagógica (leccionação, observação, auto e avaliação recíproca). A avaliação contínua inclui as tarefas: Evolução (E) (participação ativa dos estudantes), Planificação (P) e PráticaPedagógica (PP) (planos de aula, lecionação e relatório de aula). As horas de trabalho autónomo do estudante são utilizadas para a elaboração das tarefas avaliativas. A classificação final corresponde à média ponderada: 30%E+30%P+40%PP. O aluno é aprovado com nota final superior a 9,45 v. A avaliação final inclui provas teórica e oral sobre os conteúdos programáticos. O resultado final é a média aritméticadas duas notas. Nenhuma pode ser inferior a 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre