Disciplina Curricular

Dança e Inclusão DI

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Relacionar e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em dança/movimento expressivo adquiridos nos doisprimeiros anos do curso de licenciatura em dança, orientando-os na óptica de promoção da inclusão social. 2. Conhecer as potencialidades e limites do uso inclusivo, psicoterapêutico, de (re)inserção social, e reeducativo domovimento/dança, e os requisitos da respectiva formação para a intervenção. 3. Explorar e perspetivar a aplicabilidade da dança/movimento expressivo em função de problemáticas, contextos oupopulações específicos, a partir de uma auscultação de necessidades psicossociais articulada à sua contextualizaçãonuma dimensão cultural mais ampla.

Programa

Contextualização sociocultural, artística e disciplinar do surgimento das terapias pela dança e da sua relação com oconceito de inclusão social. Fundamentos teóricos e enquadramento concetual da dança inclusiva, das terapias pela dança e de outras terapias demediação corporal; especificidades da dança inclusiva face a essas terapias, às psicoterapias convencionais, e aprojetos de animação sociocultural. Metodologias e técnicas em dança inclusiva. Análise do movimento e comunicação não-verbal. Contextos deintervenção e técnicas de intervenção auxiliares. Requisitos da formação para a intervenção em dança inclusiva; competências profissionais; aspetos éticos edeontológicos. Exploração, aprofundamento e identificação de necessidades individuais, populacionais e sociais, com vista aodelineamento de um proto-programa de intervenção.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia, teórico-prática, alia a exposição das teorias e conceitos que enquadram a disciplina, e a apresentaçãode documentos audiovisuais, à forte participação dos alunos na exploração e questionamento das dimensõespsicossociais e artísticas envolvidas em dança e inclusão, através de debates, apresentações, trabalho em pequenosgrupos, vivência de métodos e técnicas lecionados. As actividades presenciais acima expostas pressupõem a realização de trabalho autónomo pelo estudante,designadamente, estudo e análise de textos e pesquisa no terreno com saídas de campo. A avaliação contínua envolve um trabalho de grupo final (um proto-programa de intervenção), preparado ao longo dosemestre sob supervisão do docente, que deve ser fundamentado quanto à problemática, objetivos, metodologias, ecaracterização da população-alvo. A não verificação destes quesitos inviabiliza a avaliação contínua, e a aprovação depende de nota positiva em ExameFinal.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre