Disciplina Curricular

Dança e Animação DA

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Diferenciar estilos e métodos de animação. 2.Relacionar as funções da animação cultural e social (animação e criação, animação e difusão, animação e público,adaptação e integração, recreação e lazer). 3.Caracterizar, papéis, funções, competências, questões deontológicas e código profissional do animador. 4.Intervir de acordo com as correntes de investigação sobre dinâmica de grupos. 5.Conhecer e aplicar diferentes modelos e estratégias de dinâmicas de grupo. 6.Utilizar diferentes meios (documentais, audiovisuais, experienciais) nas abordagens propostas. 7.Utilizar diferentes formas de dança, de movimento rítmico-expressivo e técnicas corporais de bem estar, emsituações programadas de animação sociocultural. 8.Conhecer e dominar métodos e ferramentas de avaliação especificas do programa, do animador e dos participantes. 9.Conceber programas de dança e animação sociocultural de acordo com os contextos de intervenção comunitária.

Programa

1) Concepções e princípios da animação. 2) Principais conceitos e técnicas de animação. 3) Estilos, estratégias e métodos de animação. 4) Dança na comunidade como atividade lúdica e como projeto artístico. 5) Correntes de investigação em dinâmica de grupos. 6) Psicologia social e dinâmica de grupos. 7) Possíveis aplicações de dinâmicas de grupo. 8) O animador, os participantes e os meios. 9) As atividades (características, população alvo, contextos, estratégias e formas de dança). 10) Avaliação do programa, do animador e dos participantes. 11) Concepção e aplicação de projetos de animação sociocultural, artística e de lazer através da dança e domovimento expressivo, em concretos coletivos na comunidade.

Métodos de ensino e avaliação

Disciplina de natureza teórica e teórico-prática assume métodos mistos de ensino-aprendizagem: expositivo, trabalhoprojeto, avaliação recíproca e programa individual. A tutoria do docente, o uso de materiais audiovisuais e aaprendizagem experiencial, assumem-se como estratégias de motivação à participação colaborativa dos estudantes. A avaliação contínua incide sobre a evolução (E) (participação ativa nas aulas) e a elaboração das tarefas: fichasformativas (FF), relatório (R), pesquisa bibliográfica (PB) e projeto de dança-animação (P). As horas de trabalho autónomo do estudante são utilizadas para o diagnóstico, planificação, preparação eorganização das tarefas avaliativas. A nota final corresponde à média ponderada: 10%E+20%FF+15%R+15%PB+40%P. O aluno é aprovado com nota final igual ou superior a 9.5v. A avaliação final inclui provas, teórica e oral sobre os conteúdos programáticos da UC. A nota final é a médiaaritmética das duas provas. Nenhuma pode ser inferior a 9.5v.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre