Disciplina Curricular

Treino em Dança TD

Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Dotar os estudantes das capacidades de intervenção no processo de treino em dança, nas funções de planeamento,condução e avaliação das diversas componentes do treino, com destaque para a avaliação diagnóstico e a prescriçãodas qualidades físicas e das capacidades coordenativas. Utilizar de forma seletiva os testes (dance screenings) que permitem uma avaliação periódica das principais variáveisque influenciam o rendimento dos bailarinos e praticantes de dança. Caracterizar as principais capacidades coordenativas e os métodos de desenvolvimento destas no contexto do treinodas habilidades técnicas. Avaliar as diferentes componentes da condição física do bailarino e dominar os métodos dedesenvolvimento da força e da flexibilidade. Conhecer os fundamentos que permitam condução do treino através da prescrição de exercícios para algumascomponentes do treino (técnico, físico, coreográfico) dos bailarinos, o seu enquadramento em sessões de treino e oplaneamento por ciclos de treino.

Programa

1. Finalidades, componentes e princípios do treino em dança. 2. Rastreios e prevenção de lesões em dança. 3. Caracterização do dispêndio energético em aulas, ensaios e espetáculos de diferentes tipos de dança. Balançoenergético e problemas frequentes. 4. Força para Dançar. Métodos de treino da força máxima, rápida, de resistência e reativa (pliometria). 5. Flexibilidade para Dançar. Métodos de treino (passivo, dinâmico e PNF). 6. Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Etapas de aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. 7. Métodos de treino das capacidades coordenativas: ritmo, equilíbrio, orientação espacial, diferenciação, reação,combinação. 8. O planeamento do treino em dança. Quantificação das cargas de treino. Periodização clássica e periodização nãolinear. 9. O treino do jovem bailarino: do desenvolvimento multilateral ao treino especializado. Consequências negativas daespecialização precoce

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina tem uma componente de fundamentação teórica, avaliada por via de testes escritos e da elaboração de umtrabalho de desenvolvimento. A componente teórico-prática decorre na sala de exercício e no estúdio e será avaliadapor relatórios e fichas de trabalho. O modelo de avaliação contínua é composta por dois testes escritos, que têm uma ponderação de 0,6 da nota final. Osrestantes 0,4 dizem respeito à elaboração de um dossier com desenvolvimento de um tema, elaboração e execução deum plano de sessão com exercícios para desenvolvimento de força e flexibilidade para melhoria de uma habilidadetécnica de dança. O aluno terá aprovação na avaliação contínua sempre que a média aritmética dos diferentesmomentos for igual ou superior a 9.5 valores. O modelo de avaliação final será constituído por prova escrita sobre toda a matéria. O aluno é aprovado com a notamínima de 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre