Disciplina Curricular
Atividades de Estágio AE
Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretendese que os alunos sejam capazes de: 1.Analisar crítica e reflexivamente o contexto de desenvolvimento das Atividades de Estágio; 2.Conceber, implementar, avaliar e dinamizar atividades de Dança ou atividades de Animação, Ensino, Inclusão eTreino com, através e pela Dança, sob supervisão de orientador universitário e de tutor local; 3.Relacionar os saberes da sua especialidade de dança com as atividades profissionais quando integra equipasmultidisciplinares; 4.Ajustar as tarefas de dança às necessidades de aprendizagem reveladas pelos intervenientes; 5.Integrar-se na comunidade, cooperando com os diferentes intervenientes e manifestando responsabilidade einiciativa; 6.Agir deontologicamente no âmbito da sua ação profissional; 7.Organizar, participar e avaliar um evento de apresentação à comunidade.
Programa
Atividades de dança em diversos núcleos de estágio (Animação, Ensino, Inclusão e Treino)(cada núcleo de estágiopoderá contemplar mais do que uma instituição), cujas características são diferenciadas consoante o tipo deinstituição, respetivo âmbito de atuação e população alvo. Condições gerais: O docente (orientador universitário) pornúcleo de estágio é responsável pela supervisão tutorial, avaliação dos relatórios de estágio em Dança e do evento dedivulgação. O tutor local é responsável pela supervisão na instituição de acolhimento. A participação supervisionadaenvolve o acompanhamento do processo de planificação e implementação da intervenção. Horas na instituição: 7,5 hpor semana. Local: Instituições de dança e/ou instituições que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividades deDança, nos âmbitos Animação, Ensino, Inclusão e Treino.
Métodos de ensino e avaliação
Com sessões de natureza tutorial e de estágio, os docentes têm 28 horas de contacto, onde a maioria do trabalhocorresponde a trabalho autónomo. São utilizadas metodologias de aplicação de conteúdos, mesas-redondas,seminários, estudos de caso e exploração bibliográfica. Os estudantes têm oportunidade para experienciarem sessõesem que visitarão organizações de dança, sendo estimulados a preparar as suas intervenções, a imergirem nas práticasartísticas e nas respetivas molduras institucionais. Ao longo do processo, cada estudante prepara um relatório deestágio, que constituirá o elemento principal de avaliação. São estimulados a participar e organizar eventos de dança. Itens de avaliação: AI - Avaliação da instituição de acolhimento (25%) RED - Relatório de estágio em Dança (50%) PE - Participação em evento (Semana da Dança) (25%) Nota final de Atividades de Estágio = 0.25 AI + 0.50 RED + 0.25 PE