Disciplina Curricular
Laboratório Coreográfico LC
Licenciatura Bolonha em Dança - 4_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende?se que os alunos sejam capazes de: 1.Aplicar estruturas de improvisação para criar e modelar movimento a solo, a par e em grupo; 2.Cooperar num projeto de criação coreográfica colaborativa no âmbito do grupo/turma, segundo um conceito deinterdisciplinaridade; 3.Compor coreograficamente negociando e desenvolvendo ideias e conceitos de modo cooperativo com o grupo e deacordo com o local de apresentação (site-specific); 4.Apresentar publicamente uma experiência de criação coreográfica coletiva; 5.Integrar-se no grupo, cooperando com os colegas e manifestando iniciativa; 6.Analisar crítica e reflexivamente o seu desempenho durante o processo de criação coreográfica coletiva; 7.Interagir com os docente e/ou colegas participando ativamente nas tarefas.
Programa
Estudo dos conceitos e princípios de movimento inerentes à dança pós-moderna e contemporânea, especificamenteos relacionados com a Dança em espaços abertos, a vídeo-dança e a dança em site-specific. Aplicação de elementosfundamentais e de aprofundamento de técnicas de improvisação a solo, a par e, principalmente em grupo. Acomposição cooperativa em grupo como projeto de criação; exploração de técnicas de composição coreográficadesenvolvidas segundo um conceito de interdisciplinaridade. Criação de sequências dançadas, de curta, média elonga duração, num projeto coreográfico coletivo. Realização de um trabalho final de composição cooperativasegundo uma abordagem por projeto, idealizado pelo grupo/turma, desenhado para ser apresentado num espaço“alternativo”.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas e teórico-práticas baseiam-se na Dança em espaços abertos, no vídeo-dança e na dança em site-specific. Os estudantes experienciarão atividades baseadas em tarefas abertas (contacto-improvisação e improvisaçãode movimento) em estúdio, espaços abertos e espaços não convencionais. Recorre-se à elaboração de um portfolioeletrónico e à realização de comentários reflexivos sobre vídeos de site-specific, tarefas que se refletem nas horas detrabalho autónomo. Numa 2ª fase, a ênfase coloca-se na elaboração (negociação de um guião) e construção de umacoreografia colaborativa. Incentiva-se ao diálogo em que todos participem através da sua própria experiência e saber. Itens de avaliação: D1 – Desempenho na prática das tarefas de modelação e improvisação (20%) D2 - Desempenho nas tarefas de composição coletiva (20%) TF – Trabalho final (grupo) (35%) EP – E-Portfolio | Website de reflexão do processo (25%) Nota final = 0.20 D1 + 0,20 D2 + 0,35 TF + 0,25 EP