Disciplina Curricular

Introdução à Critica de Dança ICD

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa introduzir nos estudantes a perspetiva de que o ato coreográfico é um fenómeno contextualizado em processos culturais e sociais. Os objetivos de aprendizagem são os de desenvolver nos estudantes a capacidade de reconhecer estes nexos, a partir do desenvolvimento de competências de contextualização, descrição, análise, interpretação e de pensamento crítico sobre obras coreográficas. Promover a capacidade de estruturar um discurso, com base em argumentação teórica e conceptualmente sustentada, sobre e a partir de obras de dança; enquadrá-lo como ferramenta para o entendimento do mundo (contemporâneo), e percepcionar o valor destas competências no âmbito de domínios diversificados de intervenção profissional em dança que se desenvolvem ou inscrevem numa relação com a comunidade.

Programa

1. A dança e o(s) seu(s) contexto(s). Perspetivas sobre a origem da dança, enquanto fenómeno cultural e comportamental; contextos sociais, rituais, teatrais e terapêuticos.2. A dança enquanto prática e representação social: dança, corpo e imaginário.Dança, corporeidade e pensamento contemporâneo. A reconfiguração das fronteiras artísticas e disciplinares; incorporação e transformação social: processos identitários e de género; globalização, interculturalidade e transculturalidade; a questão pós-colonial.3. Análise da dança: texto, subtexto e para-texto. Contributos disciplinares para a análise da dança.4. Estudo de casos: a linguagem da dança e seus componentes. Dança e dramaturgia.5. Exercícios práticos de argumentação, escrita ensaística e de crítica de dança.6. A função da crítica de dança. Potencialidades e limites. O discurso crítico como re-criação. O discurso crítico nos seus diferentes usos e contextos. Papel e influência social da crítica de dança: aspetos deontológicos.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino conjugam a exposição pelo docente de tópicos de natureza teórica e conceptual no âmbito da disciplina à participação dos estudantes, constante ao longo do semestre, em: pesquisas individuais, exercícios de escrita criativa e/ou descritiva, analítica, interpretativa e crítica, sobre espetáculos ou outros eventos de dança. Estas tarefas, sempre apresentadas e debatidas em aula, envolvem a assistência obrigatória a um mínimo de 4 espetáculos, escolhidos de entre a programação de dança em curso na cidade.A avaliação contínua implica um mínimo de 2/3 de presenças e assiduidade e participação (20%) e nota positiva obtida na redação de dois textos críticos (40% + 40%). A nota final, de 0 a 20, resulta da classificação individual obtida nestas componentes obrigatórias. Da não verificação de uma delas decorre a anulação da avaliação contínua e a aprovação depende de uma avaliação positiva em Exame Final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre