Disciplina Curricular

Dança e Animação Sócio-Cultural DAS-Ccu

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Diferenciar estilos e métodos de animação; - Relacionar as funções da animação cultural e social (animação e criação, animação e difusão, animação e público, adaptação e integração, recreação e lazer); - Caracterizar papéis, funções, competências, questões deontológicas e código profissional do animador; - Intervir de acordo com as correntes de investigação sobre dinâmica de grupos; - Conhecer e aplicar diferentes modelos e estratégias de dinâmicas de grupo; - Utilizar diferentes meios (documentais, audiovisuais, experienciais) nas abordagens propostas; - Utilizar diferentes formas de dança de movimento rítmico-expressivo e técnicas corporais de bem-estar, em situações programadas de animação sociocultural. Adequar de acordo com a população alvo; - Conhecer e dominar métodos e ferramentas de avaliação específicas do programa, do animador e dos participantes; - Conceber programas de dança e animação sociocultural de acordo com os contextos de intervenção comunitária.

Programa

- Concepções e princípios da animação. - Principais conceitos e técnicas de animação. - Estilos e métodos de animação. - Contributo da dança, como atividade lúdica e recreativa, na formação cultural e artística. - Dança na comunidade como projeto artístico. - Correntes de investigação em dinâmica de grupos. - Psicologia social e dinâmica de grupos. - Possíveis aplicações de dinâmicas de grupo. - O animador, os participantes e os meios. - As atividades (características, população alvo, contextos, estratégias e formas de dança). - Avaliação do programa, do animador e dos participantes. - Concepção e aplicação de projetos de animação sociocultural e lazer através da dança e do movimento expressivo.

Métodos de ensino e avaliação

O modelo de avaliação contínua incide sobre a evolução (E) (participação e assiduidade) e sobre a elaboração das seguintes tarefas: fichas formativas (FF), relatório (R), fichas de pesquisa bibliográfica (PB) e um projeto de dança-animação (P). A nota final corresponde à média ponderada: 0.15E+0.20FF+0.15R+0.10PB+0.4P. O aluno é aprovado com nota final igual ou superior a 9.5 v. O modelo de avaliação final inclui prova teórica (teste ou projeto) e prova oral específicas, dos conteúdos programáticos da disciplina. O resultado final é a média aritmética das duas notas. Nenhuma pode ser inferior a 9.5v.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre