Disciplina Curricular

Fundamentos da Intervenção em Dança FID

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante:- Define e fundamenta o quadro de referência conceptual da Pedagogia da Dança, como reflexão e como ação;- Caracteriza e analisa o enquadramento legal relativo ao Ensino Artístico – potenciais e constrangimentos;- Identifica, designa e define as diversas capacidades e competências implicadas no ensino da dança, seus pressupostos teóricos e componentes fundamentais a nível da: execução/desempenho; composição/criação; apreciação/crítica;- Conhece e fundamenta diferentes modelos de avaliação no âmbito da dança de acordo com os objetivos a perseguir;- Identifica e nomeia um vasto reportório “expressivo-formal”, em diferentes formas de dança, e/ou abordagens ao movimento;- Conhece e fundamenta a importância e implicações dos conceitos de progressão; - Estrutura, organiza e fundamenta progressões para os conteúdos transmitidos no âmbito de diferentes formas de dança, de acordo com os fatores do movimento e a especificidade das respetivas unidades de ensino.

Programa

O quadro de referência conceptual da Pedagogia da dança.A natureza, finalidades e funções da dança. A tónica de diferentes autores.Introdução aos princípios orientadores da intervenção.As questões que se colocam na seleção das experiências de aprendizagem ou das situações-estímulo de acordo com os princípios educativos e metodológicos inerentes.Os modelos de ensino da Dança, caracterização e fundamentação.Princípios orientadores e variáveis presentes no ensino-aprendizagem da dança. A avaliação em dança: funções, tipos e métodos. Os principaisproblemas que se colocam à avaliação da dança. A descrição e análise dos conteúdos expressivo-formais de diferentes formas de dança. Regras de descrição do movimento.Identificação e formulação de componentes críticas.Observação e identificação de erros-tipo.Os fatores do movimento. Definição e aplicação pedagógica de progressões.O conceito de progressão.Princípios de construção de frases de movimento.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua: Implica pelo menos 2/3 de presenças às aulasFicha de Leitura (FL)Dinamização de um Tema (DT)Trabalho de Projeto (TP)Participação Ativa (P) Fórmula: (FL+2DT+2TP+P) / 6 é igual ou superior a 9.5

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre