Disciplina Curricular

Nutrição e Atividade Física NAF

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar as funções biológicas dos nutrientes: glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas e outros compostos reguladores. 2. Descrever os hábitos de atividade física e nutricional durante o crescimento e desenvolvimento (especialmente durante a infância e durante a idade jovem). 3. Relacionar nutrição, consumo calórico e atividade física (na população em geral e em populações especificas, como são exemplo os obesos e os atletas). 4. Identificar noções básicas e específicas relativas a hábitos saudáveis, com provas dadas em termos de saúde pública, da população em geral e de populações específicas, como são exemplo os obesos e os atletas. 5. Fundamentar as adaptações morfológicas e a qualidade de vida, conseguidas ao longo do desenvolvimento e para níveis diferentes de atividade, na interação entre nutrição e atividade física. 6. Usar metodologias de avaliação do estado nutricional, do valor nutricional dos alimentos e de quantificação da composição corporal.

Programa

Alimentação e nutrição. Perspetiva das diferentes situações nutricionais no mundo. Condicionantes sócio-culturais da alimentação humana. Princípios orientadores de uma alimentação racional. Caracterização dos grupos de alimentos. Nutrição e energia: quantificação do valor energético dos alimentos e do dispêndio energético total. Funções nutricionais dos macronutrientes. Caracterização e ação fisiológica dos nutrientes reguladores: vitaminas, minerais, fibra e água. Análise do valor nutricional de alimentos. Processos fisiológicos da nutrição. Regulação do balanço energético e composição corporal. Métodos de avaliação do estado nutricional. Necessidades nutricionais específicas ao longo da vida. Caracterização dos principais distúrbios alimentares. Necessidades específicas dos atletas em macro e micro-nutrientes: as fontes de energia; as necessidades proteicas; a regulação do conteúdo hídrico e eletrolítico; estratégias de intervenção. Suplementação e ajudas ergogénicas.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva em que os conteúdos são apresentados tendo como apoio diapositivos. Na valência teórico-prática é privilegiado o trabalho em grupo com a resolução de fichas em que se pretende aplicar os conteúdos expostos quer no curso teórico quer nas aulas teórico-práticas. O aluno opta pelo modelo de avaliação final ou contínua. O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de uma frequência sobre os conteúdos do curso teórico e teórico-prático (ponderação 70%) e, em grupo, na resolução em aula de 6 fichas de trabalho e na realização, apresentação e discussão de uma pesquisa bibliográfica cujo tema é anualmente alterado (ponderação 30%). Para ser aprovado, o aluno necessita de obter um mínimo de 9,5 valores em cada componente. A classificação final é obtida através de uma prova escrita, englobando a matéria teórica e teórico-prática. O aluno é aprovado desde que obtenha um mínimo de 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre