Disciplina Curricular

Técnica de Dança Teatral III TDT-III

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:1. Dominar os fundamentos das técnicas de dança teatral;2. Executar o vocabulário básico das técnicas de dança teatral abordadas, com correção a nível dos vetores corporais e dinâmicos;3. Reproduzir com fluência e precisão, mediante demonstração, sequências dançadas em contexto técnico;4. Identificar, caracterizar e descrever os skills motores específicos às técnicas de dança teatral abordadas;5. Cooperar com os colegas nas tarefas de grupo;6. Interagir com os docentes e/ou colegas participando ativamente nas tarefas;7. Avaliar o seu desempenho técnico e o dos outros, e a sua participação em grupo.

Programa

Abordagem aos conceitos e princípios de movimento inerentes às técnicas de dança teatral: en dehors; alinhamento corporal; colocação postural dinâmica, stance; distribuição e transferência do peso sobre os apoios; afastamento por oposição, counterpull; quadratura, squareness; alongamento do tronco, pull-up; linha central vertical, aplomb; e compensação do tronco, counterbalance.Vivência de elementos fundamentais e de aprofundamento das técnicas de dança teatral. Os conteúdos-base do sistema académico-clássico: Posturas e equilíbrios, Pliés, Petits Battements, Rond de jambe, Relevés, Grands Battements, Assouplissements; Passos padronizados, Voltas, Saltos, Batterie.Os conteúdos-base da dança moderna/contemporânea: posturas e equilíbrios, gestos do tronco, gestos e passos padronizados dos membros inferiores, gestos dos membros superiores, gestos da cabeça, voltas, saltos e deslocamentos.Sequências dançadas, de longa duração, construídas a partir de material vídeo ou criado pelo docente.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas práticas que se centram na aquisição e no aperfeiçoamento de habilidades motoras de dança com base em tarefas fechadas (de dança clássica e de dança moderna). Recorre-se à elaboração de um trabalho de autoavaliação através do registo vídeo da prestação dos alunos e através da transmissão de componentes críticas das habilidades motoras abordadas (sistema de aprendizagem online da FMH).Recorre-se igualmente ao incentivo para a performance em meio artístico, através da colaboração numa mostra de trabalhos a ocorrer no final do semestre e dirigido à comunidade escolar.Avaliação contínua: O aluno considera-se em avaliação contínua se assistir a 80% das aulas.A – Avaliação do desempenho (40%)B – Avaliação final (30%)C – Apresentação pública final (20%)D – Relatório de autoavaliação (10%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre