Disciplina Curricular

Composição Coreográfica CCoreo

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer os princípios, processos, e produtos de alguns criadores atuais na cena portuguesa e internacional.Vivenciar uma grande variedade de situações que promovam a experiência e reflexão sobre o fenómeno da criação artística em geral e da dança em particular, em diferentes processos de composição coreográfica.Adquirir e aplicar um conjunto de ferramentas necessárias para encetar um percurso criativo no contexto da dança.Dominar e utilizar um conjunto de procedimentos relativos à criação colaborativa.

Programa

A disciplina organiza-se em torno de 3 conceitos basilares: Desafio, Diversidade, Desconforto, como conceitos fundamentais para o desenvolvimento da capacidade criativa que se pretende desenvolver nos estudantes. São abordados 6 parâmetros que se interligam e contaminam:1. O processo criativo – Conceito: ideia, conhecimento e pensamento. Improvisação: jogos, simulações, imagética, memória, ritmo, emoção, sensações, perceção, voz e palavras. Personagens narrativas como recursos facilitadores da construção coreográfica;2. A investigação coreográfica – Exploração de uma voz artística própria, de uma assinatura do movimento, e respetiva contextualização numa estética contemporânea;3. Métodos de construção coreográfica – Estruturas e combinações individuais e em grupo: estímulos, significados, identidade, o coletivo.  A organização da forma: desenvolvimento, repetições, variações, motivo/s, contrastes, clímax/highlights, proporção, equilíbrio, transições, desenvolvimento lógico, unidade; 4. As explorações de movimento e corpo – Espaço, ritmo, qualidades do movimento e relações. A teoria de affordance e dos constrangimentos – como estratégias generativas da versatilidade no processo criativo;5. A presença – Foco, atenção, intenção e exploração de diferentes contextos de interpretação;6. Reflexão – Métodos e processos de composição coreográfica, assim como a sua relação com o contexto de uma prática artística contemporânea social. As fases do processo criativo na composição coreográfica e sua relação com o conhecimento, skills e inputs.

Métodos de ensino e avaliação

O regime de Avaliação Contínua implica 80% de presenças. Os estudantes deverão cumprir com todos os momentos de avaliação, e ter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, para concluir com êxito a disciplina; caso contrário serão excluídos da avaliação contínua e poderão realizar o exame da época de recurso. Momentos e ponderação:(PA) Participação – 10%(As) Assiduidade – 10%(Pf) Portfolio individual – 30%(CCo) Criação Coreográfica colaborativa final – 30%(DT-a) Desempenho Técnico-artístico – 20%Formula = 0.1 (PA) + 0.1 (As) + 0.3 (Pf) + 0.3 (CCo) + 0.2 (DT-a) ? 9.5

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre