Disciplina Curricular
Práticas de Expressão e Comunicação II PEC-II
Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer o corpo, enquanto agente expressivo e comunicativo. - Ampliar os domínios de expressão do corpo. - Identificar e aplicar a terminologia específica a diferentes abordagens do comportamento não verbal. - Utilizar e exercitar a capacidade de criação coletiva através da adaptação dos conteúdos a novas situações. - Explorar as relações entre o movimento do corpo e os seus rastos visíveis. - Promover e desenvolver os processos intuitivos de interpretação de personagens em situação. - Comunicar temas e ideias através da criação de um personagem. - Elaborar encadeamentos de movimento a partir de diversas fontes (personagens, histórias, textos). - Criar e improvisar individual e coletivamente um texto ou mensagem. - Exercitar transferências sinestésicas no campo da perceção. - Utilizar a abordagem expressiva em contextos plásticos e expressivos. - Desenvolver formas de intervenção na construção de contextos plásticos e dramáticos do movimento expressivo.
Programa
Corpo na relação direta com o movimento e deste com a expressão plástica e com a expressão dramática. Dimensões do corpo expressivo: sinestésica, expressiva, plástica, dramática e relacional. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação interpessoal e dinâmica de grupos. Expressão vocal, respiração e entoação. Corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. O personagem. Textos dramáticos. Texto em movimento e o movimento do texto. Mão–manipulação–risco. Registos de gestos e rastos de movimento. Experimentação de instrumentos e suportes de registo. Vetores e trajetórias do corpo no espaço. Maquilhagem, máscaras, figurinos e adereços. Funções, contextos e materiais das máscaras. O conceito de “instalação” e noções elementares de planificação de dispositivos cenográficos. Construção de “instalações” com materiais reciclados. Desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas mediante situações de improvisação e composição focadas na expressão plástica e na expressão dramática.
Métodos de ensino e avaliação
O modelo de avaliação contínua incide sobre a avaliação de cada módulo: evolução (participação e assiduidade), apreensão e domínio dos conteúdos transmitidos (teoria e prática expressiva) e realização de um trabalho de grupo de composição criativa-expressiva (TG). A nota final corresponde à média ponderada: MEP (40%) + MED (40%) + TG (20%). O modelo de avaliação final inclui prova teórica e prática, sobre os conteúdos programáticos, sendo o resultado final a média aritmética das duas. O aluno é aprovado com nota superior a 9.4 valores.