Disciplina Curricular
Oficina da Dança II OD-II
Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes de: 1. Dominar as estruturas de improvisação para criar movimento e para desenvolver ideias e conceitos compostos em grupo e em espaços não convencionais;2. Colaborar num projeto coreográfico de grupo/turma, segundo um conceito de interdisciplinaridade;3. Compor individualmente apontamentos coreográficos ou adaptar um trabalho coreográfico anteriormente criado, visando a integração de um projeto coreográfico de turma;4. Apresentar publicamente uma experiência de criação coreográfica, de produção de objetos ou de espetáculo;5. Cooperar com os colegas nas tarefas de grupo e subgrupo;6. Interagir com os docentes e/ou colegas participando ativamente nas tarefas;7. Avaliar o seu desempenho e o dos outros, e a sua participação em grupo.
Programa
i) Conceitos e princípios de movimento inerentes à dança pós-moderna e contemporânea: tarefas de produção de movimento e contacto-improvisação.ii) Elementos fundamentais e de aprofundamento de técnicas de improvisação e composição.iii) Exploração de técnicas de criação desenvolvidas segundo um conceito de interdisciplinaridade em espaços abertos e/ou não convencionais.iv) Diversidade de modos de expressão, pela interligação de habilidades adquiridas nas aprendizagens disciplinares durante o curso e na vida com o desenvolvimento de experiências de criação, de produção ou de espetáculo.v) Manipulação de sequências dançadas, de curta, média e longa duração, no âmbito de um projeto coreográfico de turma.vi) Dinâmica colaborativa, com posicionamento no espectro do desempenho simultâneo das funções coreógrafo-performer, na composição para um espaço “alternativo”.
Métodos de ensino e avaliação
Numa 1.ª fase, as aulas práticas centram-se na experienciação de atividades baseadas em tarefas abertas (contacto-improvisação e movimento) em estúdio, espaços abertos e espaços não convencionais. Recorre-se à elaboração de um portfólio eletrónico sob a forma de um blog e à realização de comentários nos fóruns e em vídeos disponibilizados no sistema de aprendizagem da FMH.Numa 2.ª fase, através de metodologia por projeto, a ênfase está colocada na elaboração (pela negociação de um guião) e na construção de uma coreografia colaborativa. Incentiva-se ao diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber.Avaliação contínua (frequência de pelo menos 80% das aulas): A – Avaliação do desempenho individual (40%)B – Coreografia (35%)C – E-Portfolio | Blog de reflexão pessoal e autoavaliação do processo (25%)Nota final= 0.40 A + 0.35 B + 0.25 C