Disciplina Curricular

Psicossociologia da Arte e da Dança PADan

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa fornecer conhecimentos sobre a psicogénese das expressões artísticas, com particular enfoque na dança, e sobre o modo como esta se articula com fatores sociais, culturais e contextuais. Estudar a arte e o desenvolvimento humanos e as suas conexões aos processos adaptativos que ocorrem ao longo da vida.Entender os processos psicológicos envolvidos na dança, tanto do ponto de vista do praticante como de quem aprecia, à luz de abordagens teóricas oriundas da psicologia cognitiva, psicodinâmica e somática.Perspetivar o contributo destes conhecimentos para a intervenção em dança na comunidade.

Programa

Arte e desenvolvimento humano: a psicogénese das expressões artísticas. Fatores socioculturais e características do desenvolvimento psicológico na infância, adolescência, idade adulta e no envelhecimento - dimensões psicodinâmicas, cognitivas, comportamentais.Corpo, desenvolvimento psicológico e dança. Fatores somáticos nos processos de expressão e comunicação. Perceção, representação e abstração. Jogo, linguagem e comunicação simbólica. A evolução da perceção do tempo, do espaço, da forma e do ritmo.Aspetos psicológicos e neuro-psicológicos envolvidos no processo criativo, na apreciação e na prática da dança, e suas implicações em contextos educativos, reeducativos, de inclusão social e nas dimensões sócio-emocionais e psicossociais do desenvolvimento pessoal.

Métodos de ensino e avaliação

Além das horas de contacto com o docente, a disciplina requer estudo autónomo da parte do estudante. Os tópicos de lecionação são objeto de exposição teórica, amplamente complementada por suportes audiovisuais. É convocada a participação ativa dos alunos, através de debates, apresentação e/ou análise de temas ou textos específicos, visitas de estudo ou participação em eventos artísticos ou científicos relacionados com a matéria.A avaliação contínua obriga a um mínimo de 2/3 de presenças, e envolve: assiduidade e participação (20%), nota positiva em dois testes (40% + 40%). A classificação final, de 0 a 20, resulta da classificação individual obtida nestas componentes da avaliação. Os alunos podem ainda propor-se à apresentação facultativa de um tema, e assim beneficiar a nota final até 2 valores. A não verificação de uma das componentes obrigatórias inviabiliza a avaliação contínua, e a aprovação depende da obtenção de positiva em Exame Final (sobre toda a matéria lecionada).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre