Disciplina Curricular
Práticas de Intervenção em Dança PID
Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Didática da Dança Teatral (DDT)- Domina as variáveis intervenientes no processo ensino-aprendizagem da dança, na díade organização/transmissão dos conteúdos, no âmbito da ação educativa; - Domina e fundamenta um vasto reportório “expressivo-formal”;- Constrói, fundamenta e aplica planos de aula e/ou exercícios em distintas formas de dança; - Seleciona, fundamenta e aplica o suporte musical aos planos de aula/exercícios construídos.Didática da Dança Criativa (DDC)- Explora, fundamenta e operacionaliza situações de aprendizagem incentivando a improvisação e o desenvolvimento de temáticas propostas; - Constrói e aplica um plano de aula destacando situações de aprendizagem e/ou temáticas adequadas e pertinentes à população-alvo (progressão e lógica);- Seleciona, fundamenta e aplica o suporte musical ou sonoro ao plano de aula e/ou exercícios propostos.
Programa
Didática da Dança Teatral (DDT)Os aspetos práticos de elaboração de um plano de aula. Os itens componentes. Os tempos médios de cada parte de aula. Os temas das unidades didáticas – fundamentação. Projeto de organização de unidades didáticas. As formas de desenvolver um movimento – o valor de um trabalho de improvisação e de composição, previstos no próprio plano de aula – fundamentos.Didática da Dança Criativa (DDC)Enquadramento conceptual e legislativo no âmbito da Dança Criativa. A particularidade e fundamentação da população alvo. A desmistificação da dança criativa poder ser equivalente à dança para crianças. Análise dos conteúdos alvo da dança criativa. Sua organização em temáticas, materiais, estímulos e outros recursos de desenvolvimento e organização das experiências de aprendizagem. A estruturação do plano de aula. Exemplos de organização. A particularidade e potencial do acompanhamento musica e/ou sonoro, para este âmbito de intervenção.
Métodos de ensino e avaliação
DDT (Avaliação contínua implica pelo menos 2/3 de presenças):PP – Elaboração e apresentação de uma progressão pedagógica PA – Elaboração e apresentação de um plano de aula de dança moderna ou contemporâneaEX – Apresentação de um exercício pertencente à parte principal da aula AP – Assiduidade, participação ativa nas aulas e nas tarefas propostas Fórmula DDT = 0.3 (PP) + 0.4 (PA) + 0.2 (EX) + 0.1 (AP) é igual ou superior a 9.5DDC (Avaliação contínua implica pelo menos 2/3 de presenças):E – Assiduidade, participação ativa nas aulas Tar – Resolução das tarefas propostas pelo docente PA – Elaboração e apresentação de um plano de aula C – Coreografia de grupoFórmula DDC = 0.1(E)+ 0.2(Tar) + 0.4(PA) + 0.3 (C ) é igual ou superior a 9.5Nota final disciplina: média (DDT + DDC) / 2 é igual ou superior a 9.5