Disciplina Curricular

Fundamentos de Treino em Dança FTD

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os estudantes das capacidades de intervir no processo de treino em dança, nomeadamente nas funções de planeamento, condução e avaliação das diversas componentes do treino, com destaque para avaliação e prescrição das qualidades físicas e das capacidades coordenativas.Conhecer, justificar e diferenciar os principais conceitos relacionados com o treino de alto rendimento em dança.Avaliar as diferentes componentes da condição física do bailarino e dominar os métodos de desenvolvimento das capacidades motoras: força, flexibilidade, resistência e velocidade.Caracterizar as principais capacidades coordenativas e os métodos de desenvolvimento destas capacidades no contexto do treino das habilidades técnicas.Utilizar de forma seletiva os testes que permitem uma avaliação periódica das principais variáveis que influenciam o rendimento do bailarino.Conhecer os fundamentos que permitam a prescrição de exercícios para alguns componentes dos programas de treino para bailarinos.

Programa

1. Princípios do Treino 2. Aquecimento (warm-up) e Retorno à Calma (cool down)3. Rastreios (dance screenings)4. Lesões em Dança5. Dispêndio Energético em Dança 6. A Flexibilidade no Treino em Dança7. A Força no Treino em Dança8. Nutrição e Dança 9. Treino Técnico e Capacidades Coordenativas 10. Programação, avaliação e controlo do treino

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina tem uma componente de fundamentação teórica que é avaliada por via de testes escritos e da elaboração de um trabalho de desenvolvimento. A componente teórico-prática decorre na sala de exercício e centra-se em temas específicos da dança (warm-up, screening, força, flexibilidade, postura, etc.)O modelo de avaliação contínua é composto por dois testes escritos, que têm uma ponderação de 0,6 da nota final. Os restantes 0,4 dizem respeito à elaboração de um dossier com desenvolvimento de um tema, elaboração e execução de um plano de sessão com exercícios para desenvolvimento de força e flexibilidade para melhoria de uma habilidade técnica de dança. O aluno terá aprovação na avaliação contínua sempre que a média aritmética dos diferentes momentos for igual ou superior a 9.5 valores.O modelo de avaliação final será constituído por prova escrita sobre toda a matéria. O aluno é aprovado com a nota mínima de 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre