Disciplina Curricular
Fundamentos de Expressão e Comunicação FECom
Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
- Potencia uma disponibilidade mental do estudante;- Fundamenta e implementa a acuidade sensitiva e a capacidade percetiva a múltiplos estímulos;- Mobiliza todos os sentidos na perceção do que rodeia o estudante;- Fomenta o autoconhecimento das potencialidades e dos limites próprios e seu papel no percurso criativo-expressivo a desenvolver;- Implementa a confiança e sentido de pertença e partilha a um grupo;- Incentiva a procura e descoberta de percursos próprios, na exploração da escuta de um corpo;- Potencia a capacidade de imaginação pelo desenvolvimento de mediadores expressivos e de apropriação das linguagens elementares da comunicação não-verbal;- Valoriza o recurso à improvisação e à expressão espontânea e representativa do ‘sentir’ do estudante;- Reconhece signos de movimento, e aproveita o máximo das capacidades sensoriais;- Amplia a capacidade expressiva, ‘respostas imediatas’ aos diferentes estímulos.
Programa
Trabalho primordialmente do campo do sensível à subjetividade, à experiência individual, ao conhecimento adquirido pelo vivido, ao autoconhecimento. A sensação como comportamento passivo da consciência, como captação de uma qualidade de resposta a um estímulo. Estímulos sonoros, visuais, táteis, gustativos, olfativos.A perceção como organização das qualidades sensitivas.As ‘informações’ do meio ambiente.O conhecimento quantitativo e qualitativo do Espaço e do Tempo.A concentração, cooperação e confiança.O texto e a palavra.A improvisação como expressão espontânea.
Métodos de ensino e avaliação
(Avaliação contínua implica pelo menos 2/3 de presenças às aulas)MF – Diário de bordo, constando: 1. relatório das aulas efetivamente realizadas (descrição e apreciação); 2. a recolha e breve fundamentação dos potenciais estímulos de áreas diversificadas como mediadores ou propulsores do desenvolvimento da capacidade criativa; 3. relatório (descrição e apreciação) de uma visita a uma exposição/’happening’/performance à escolha do estudante; 4. Apresentação da Autoavaliação fundamentada (tarefa individual)MS1 – Apresentação de um trabalho prático, na área da expressão com um máximo de 3’ (tarefa individual)MS2 – Fundamentação escrita do trabalho prático (MS1) (tarefa individual)Fórmula: (3MF + 2MS1 + MS2) /6Nota mínima: 9.5