Disciplina Curricular
Metodologia do Ensino da Dança MED
Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o aluno deverá: Conhecer e aplicar métodos e estratégias de ensino e de aprendizagem de Dança em contextos formais, não formais e informais. Dominar técnicas e métodos de diagnóstico, controlo e reestruturação de aprendizagens no âmbito da intervenção em dança. Experienciar atividades de ensino da dança e do movimento expressivo em contexto escolar e comunitário. Definir, adequar e relacionar objetivos, conteúdos, atividades e avaliação em função de práticas pedagógicas concretas. Planificar atividades por objetivos e de acordo com diferentes populações-alvo. Construir planos de aula de acordo com: tema, população-alvo, objetivos, conteúdos, atividades, avaliação e métodos. Adequar estratégias de intervenção em dança, em função do desenvolvimento sócio-emocional, técnico-formal e rítmico-expressivo dos educandos. Participar em projetos de concepção, planeamento, organização e intervenção educativa no domínio da dança e das práticas expressivas.
Programa
O modelo misto de aprendizagem da dança e do movimento expressivo, por objetivos e por projeto. A aprendizagem centrada no aluno. A pedagogia de projeto: o problema, a preparação/produção, a execução e a apreciação/divulgação. A pedagogia por objetivos: definição de objetivos, métodos e avaliação pedagógica. Da pedagogia do conteúdo à pedagogia da aprendizagem. O papel do aluno. O papel do professor. Os métodos ativos, as estratégias, os estilos de ensino na aprendizagem dos alunos. A prática pedagógica. População-alvo, objetivos, conteúdos/atividades e avaliação. O plano de aula: fases da aula, objetivos, atividades, estratégias, recursos, progressões nas atividades e o comportamento do professor. Os relatórios das sessões. Relação com o plano de aula, com a planificação, com os imprevistos e com as aulas posteriores. A avaliação da intervenção pedagógica: diagnóstica, formativa, sumativa e prognóstica. A avaliação da eficácia e adequação da ação educativa.
Métodos de ensino e avaliação
O modelo de avaliação contínua incide sobre: Evolução (E) (participação e assiduidade), Planificação (P) da Prática Pedagógica, e Prática Pedagógica (PP) (planos de aula; lecionação e relatório de aula). A nota final corresponde à média ponderada: 30% E + 30% P + 40% PP. O aluno é aprovado com nota final superior a 9.45 v. O modelo de avaliação final inclui prova teórica e prova oral sobre os conteúdos programáticos. O resultado final é a média aritmética das duas notas. Nenhuma pode ser inferior a 9.5 valores.