Disciplina Curricular

Técnica de Dança Social I TDS-I

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Conhecer e reproduzir danças tradicionais nacionais e de outros países; - Estruturar frases musicais com movimentos padronizados comuns às danças tradicionais nacionais e internacionais; - Estruturar frases de movimento baseadas no reportório motor, rítmico e espacial de danças tradicionais nacionais, internacionais; - Conceber e interpretar sequências de criação coreográfica de acordo com os princípios subjacentes das danças tradicionais nacionais, internacionais e da coreografia tradicional; - Estruturar frases de movimento a partir dos conteúdos técnicos desenvolvidos nas aulas; - Recolher, analisar, reproduzir e transcrever repertório coreográfico tradicional; - Identificar e utilizar acompanhamentos musicais populares, na criação coreográfica tradicional; - Observar, analisar e apreciar situações de composição coreográfica tradicional mediante especificidades espaciais, motoras, rítmicas, de estilo e de relação e segundo critérios de inovação e originalidade.

Programa

Os conteúdos incidem sobre a análise e estudo dos reportórios tradicionais, nacional e internacional, a saber: - Os elementos fundamentais e a terminologia específica. - Os encadeamentos de movimento e as sequências de composição coreográfica. - As dimensões de análise nas aprendizagens técnicas: Corpo, Espaço, Ritmo e Inter-relações. - Os passos padronizados e as variantes aos passos padronizados. - A dimensão estrutural (composição), a dimensão espacial e a dimensão rítmico-motora. - A música. Os acompanhamentos musicais específicos e os acompanhamentos adaptáveis aos temas e ideias propostos (composição coreográfica). - O papel do corpo enquanto agente técnico–expressivo. - As estratégias de comunicação específicas às formas de dança trabalhadas. - As relações (consigo mesmo, com o par, com o par contrário, com o outro, com o grupo e com o público). - A composição coreográfica em situação de grupo, através de indicações pré-estabelecidas pelo docente.

Métodos de ensino e avaliação

O modelo de avaliação contínua incide, sobre a evolução (E), a apreensão e domínio dos conteúdos técnico-artísticos transmitidos: teoria (T), prática de reprodução (P) e trabalho de grupo de composição coreográfica (TG). A nota final corresponde à média ponderada: 20%T+20%E+30%P+30%TG. O aluno é aprovado com nota final superior a 9.4 v. O modelo de avaliação final inclui prova teórica e prática, sobre os conteúdos programáticos sendo o resultado final a média aritmética das duas. O aluno é aprovado com nota superior a 9.4 v.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre