Disciplina Curricular

Sistemática e Análise do Movimento SAM

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudar as características e as singularidades do movimento dançado no contexto da motricidade humana. Identificar e analisar as principais taxonomias e sistemas de classificação do domínio psicomotor e sua aplicação a situações de dança. Dominar os instrumentos de observação que permitem identificar as principais categorias e subcategorias do movimento dançado.Identificar, distinguir e analisar as diferentes formas de dança, géneros e estilos coreográficos com base em variáveis de natureza motora.Integrar os conhecimentos adquiridos de modo a produzir e analisar com sentido crítico as classificações existentes no domínio da dança, com particular incidência em quatro áreas de estudo: atividades (dança clássica, dança moderna, etc.), ações motoras (passos, voltas, saltos, etc.), capacidades (força, flexibilidade, etc.) e habilidades técnicas (battement, developpé, espiral, etc.)

Programa

A dança no contexto da motricidade humana: multiplicidade das manifestações da dança; as diferenças entre dança e desporto.Identificação do movimento dançado: características e traços identificadores.Princípios e bases da sistemática: processos de classificação e nomenclatura; categorias e princípios taxinómicos.Taxonomias e sistemas de classificação do domínio psicomotor: critérios de organização.Comportamento motor em dança: estruturação em frases de movimento, ações motoras e componentes das ações motoras.Observação do movimento dançado: processo sistemático de recolha de informação; níveis de formalização e de sistematização.Géneros coreográficos e comportamento motor: traços caraterísticos dos principais géneros coreográficos da dança teatral ocidental.Princípios coreográficos: sistematização dos princípios formais de composição artística em geral e coreográfica em particular.Capacidades de suporte das ações motoras: classificações mais comuns das capacidades motoras e sua evolução ao longo do tempo.Capacidades coordenativas: componentes da coordenação; a técnica e a noção de habilidade motora em dança.

Métodos de ensino e avaliação

A sistemática e análise de movimento tem uma componente teórica centrada nos processos de classificação e nomenclatura e na utilização dos princípios taxinómicos (exaustividade, homogeneidade, exclusividade, ajustabilidade, objetividade, lógica, rigor e isenção) e uma componente teórico-prática de aplicação dessa fundamentação ao comportamento motor em dança.O modelo de avaliação contínua é composta por dois testes escritos, que têm uma ponderação de 0,6 da nota final. Os restantes 0,4 dizem respeito à elaboração de um dossier que inclui um glossário e três fichas (atividades, ações e capacidades) que resultam do trabalho desenvolvido nas aulas teórico-práticas. O aluno terá aprovação na avaliação contínua sempre que a média aritmética dos diferentes momentos de avaliação referidos for igual ou superior a 9.5 valores.O modelo de avaliação final será constituído por prova escrita sobre toda a matéria. O aluno é aprovado desde que tenha nota mínima de 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre