Disciplina Curricular

Técnica de Dança Social II TDS-II

Licenciatura Bolonha em Dança - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer e reproduzir sequências coreográficas específicas do sapateado americano; Criar sequências de composição coreográfica específicas do repertório social; Estruturar frases de movimento baseadas no reportório motor, rítmico e espacial de sapateado americano e das danças sociais / de salão; Conceber e interpretar sequências de criação coreográfica de acordo com os princípios subjacentes às danças sociais / de salão e ao sapateado americano; Adaptar frases de movimento aos elementos: espaço, ritmo, dinâmica e relações; Estruturar frases de movimento a partir dos conteúdos técnicos desenvolvidos nas aulas; Demonstrar capacidades coordenativas específicas de cada forma de dança; Relacionar e adaptar acompanhamentos musicais aos diferentes géneros coreográficos; Observar e apreciar sequências de composição coreográfica através das especificidades (de estilo e de relação) das técnicas de danças sociais em estudo e de acordo com critérios de inovação e originalidade

Programa

Os conteúdos incidem sobre a análise e o estudo de reportório social, a saber: - Caracterização e enquadramento do Sapateado Americano e das Danças de Salão - Elementos fundamentais e terminologia específica. - Passos padronizados e variantes aos passos padronizados. - Encadeamentos de movimento e sequências de composição coreográfica. - Dimensões de análise nas aprendizagens técnicas: Corpo; Espaço, Ritmo e Inter-relações. - Dimensão estrutural (composição), dimensão espacial e dimensão rítmico-motora. - Música. Os acompanhamentos musicais específicos à reprodução e à composição coreográfica. - Papel do corpo enquanto agente técnico–expressivo. - Relações (consigo mesmo, com o par, com o par contrário, com o outro, com o grupo e com o público). - Estruturação de frases de movimento com passos padronizados e com passos originais e diferentes dos aprendidos, através dos métodos de improvisação e composição.

Métodos de ensino e avaliação

O modelo de avaliação contínua incide, sobre a evolução (E), a apreensão e domínio dos conteúdos técnico-artísticos transmitidos: teoria (T), prática de reprodução (P) e trabalho de grupo de composição coreográfica (TG). A nota final corresponde à média ponderada: 20%T+20%E+30%P+30%TG. O aluno é aprovado com nota final superior a 9.4 v. O modelo de avaliação final inclui prova teórica e prática, sobre os conteúdos programáticos sendo o resultado final a média aritmética das duas. O aluno é aprovado com nota superior a 9.4v.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre