Disciplina Curricular
Organização do Desporto ODes
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
9.5 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de organização de desporto garante o conhecimento organizacional de diferentes organizações do desporto e de atividade física através do processo de investigação: - Conhecer as diferentes organizações do desporto que configuram o sistema desportivo português: administração pública, organizações privadas com fins lucrativos e organizações privadas sem fins lucrativos. - Dominar conhecimentos específicos da gestão das organizações do desporto. - Desenvolver competências no âmbito da investigação. - Estimular o trabalho em equipa e o aperfeiçoamento da intervenção pública. Competências: - Conhece diferentes organizações do desporto. - Domina e aplica conhecimentos específicos da gestão das organizações do desporto: situação desportiva. - Apresenta capacidades de investigação. - Trabalha em equipa com sucesso. - Apresenta qualidades de orador.
Programa
1. As organizações do desporto: as públicas e as privadas com e sem fins lucrativos 2. As organizações da atividade física 3. A investigação e a intervenção pública 4. Modelo conceptual: Levantamento e análise da situação desportiva 4.1. Sistema físico 4.2. Sistema político 4.3. Sistema económico-financeiro 4.4. Sistema social 4.5. Sistema cultural 4.6. Sistema humano 4.7. Sistema material 4.8. Sistema orgânico 4.9. Sistema normativo 4.10. Sistema atividades
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino abordam diferentes metodologias como acima indicado e tratam os conteúdos referidos no programa. Permitem-se assim diversas abordagens: 1 – De assimilação direta de conteúdos 2 – De pesquisa através de meios eletrónicos nas redes globais 3 – De tipo indireto por meio da solução de problemas de desenvolvimento afetos a setores ou organizações desportivas. A simultaneidade ou variação de aplicação dos diferentes métodos propostos permitem uma abordagem completa originadora de vários pontos de vista e de análise que, por esse motivo, se completam.