Disciplina Curricular
Metodologia do Treino MTre
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1) dominar o quadro dos conceitos fundamentais em treino desportivo; 2) conhecer os diversos fatores do treino, a relação de interação que entre si mantêm e a sua implicação no rendimento dentro da generalidade das diversas disciplinas desportivas;3) demonstrar conhecimento teórico sobre os conceitos e regras metodológicas mais relevantes sobre o treino das qualidades físicas;4) interpretar e localizar as diferenças entre os dados do conhecimento teórico-metodológico do treino e as diferentes disciplinas desportivas, assim como diferentes níveis de treino;5) distinguir o nível de profundidade, domínio do conhecimento e intervenção que o Gestor Desportivo e o Treinador devem ter no processo de condução do treino desportivo.
Programa
Conceitos e noções fundamentais em Treino Desportivo. Estudo da qualidade física.Resistência: áreas de incidência e objetivos do treino, formas de manifestação. Métodos de treino da resistência. Estudo da qualidade física.Força: fatores condicionantes e implicações metodológicas para o treino. Os diversos tipos de resistências exteriores. Métodos de treino e construção de programas.Estudo da qualidade física.Velocidade: condicionantes e diferentes formas de manifestação. Fatores condicionantes. Metodologia do treino da velocidade.Estudo da qualidade flexibilidade: benefícios do treino e formas de manifestação. Fatores condicionantes. Métodos de treino e características da carga.Estudo dos fatores técnico e tático desportivo. Definições e limites conceptuais de técnica e tática. Aspetos metodológicos do treino nas diferentes fases da carreira do atleta.Planeamento e periodização do treino: estruturas intermédias e organização da carga de treino nos diversos níveis de preparação.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino fundamenta-se em aulas teóricas de caráter presencial e expositivo. No sentido de o estudante adquirir uma noção mais operacional de alguns conhecimentos de caráter mais prático, são realizadas algumas sessões no ginásio de musculação com o objetivo de se perceber o alcance de alguns métodos e formas de avaliação apresentadas. Em regime de avaliação contínua, apresenta-se a obrigatoriedade de: (1) frequência de pelo menos 2/3 das aulas realizadas; (2) realização de duas frequências com data a agendar e em cada uma delas com uma classificação superior a 9,5 valores; (3) a realização de um trabalho de grupo sob a temática da Gestão de um Espaço de Treino Desportivo ou uma oral obrigatória cuja nota de partida consiste na média aritmética das classificações obtidas nas duas frequências. Em regime de avaliação final pretende-se a realização de um exame teórico e um exame oral. O acesso à oral é conseguido com uma classificação superior a 9,5 valores.