Disciplina Curricular
Cálculo e Instrumentos Financeiros CIF
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar os conhecimentos básicos necessários para o estudo e resolução de problemas quantitativos relacionados com as operações comerciais e financeiras mais comuns, realizadas tanto por empresas como por particulares. Os alunos devem ficar familiarizados com os conceitos e terminologia básicos da matemática financeira. A perspectiva da sua aplicação deve ser realçada, promovendo o desenvolvimento da capacidade de resolução dos problemas práticos comuns.
Programa
- Capitalização, regimes, taxas e relações; - Equivalência de capitais. Equação do valor, capital comum, vencimentos, taxas; - Rendas certas, com termos constantes ou variáveis. Aplicações; - Reembolso de empréstimos. Modalidades; - Alguns tipos de produtos e instrumentos financeiros; - Empréstimos por obrigações. Emissão, reembolso, prazos, rendibilidades e taxas.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas são do tipo teórico-prática, 2 aulas por semana com a duração de 1,5h cada, durante 13 semanas, perfazendo um total 39 horas. Nesse tempo é possível apresentar a teoria básica da matemática financeira, tendo sempre uma preocupação na aplicação, e menos pendor na formalização matemática. Inicialmente procede-se à definição e explicação dos conceitos, apresentação e explicação dos instrumentos matemáticas, passando depois à sua aplicação a problemas típicos. O pendor prático deve ser realçado, grande parte de aula deve ser gasto na resolução de problemas. É fornecido antecipadamente ao aluno um conjunto obrigatório de problemas a trabalhar preferencialmente pelo aluno. A avaliação é feita por exame final, com consulta ao um formulário fornecido na prova. A prova é constituída por uma parte destinada aos conceitos e outra parte mais prática. Ao aluno é disponibilizada antecipadamente um exame-tipo para treino individual.