Disciplina Curricular

Atividade Física e Saúde Pública AFSP

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende documentar a evidência existente sobre a função da atividade física como instrumento de Saúde Pública e apresentar formas de intervenção tendentes a generalizar a sua prática regular. No quadro genérico dos comportamentos patogénicos e salutogénicos, a atividade física tem um efeito marcadamente salutogénico com possíveis influências desta natureza em alguns comportamentos patogénicos. De uma forma mais específica, os três objetivos principais são: I) apreciar os efeitos da atividade num quadro comunitário epidemiológico e respetivos indicadores; II) descrever e caraterizar o quadro de atividades com marcado efeito salutogénico; III) identificar e caraterizar as técnicas comunitárias e no local de trabalho mais eficazes de promoção da atividade física.

Programa

1. Os conceitos de prevalência, incidência, risco relativo e risco comunitário. As várias definições de sedentarismo e atividade física. 2. A morbilidade, a mortalidade e a longevidade em populações ativas vs sedentárias. 3. A natureza da relação entre o sedentarismo, a atividade física e aptidão cardiorrespiratória com a saúde. A magnitude, a consistência, a temporalidade, o gradiente biológico e a evidência experimental desta relação. 4. As teorias e modelos para a promoção da atividade física. 5. As aproximações comunitárias e no local de trabalho para a promoção da atividade física de adultos. 6. O impacto do sedentarismo nos custos com os cuidados de saúde. O custo-benefício de programas de atividade física.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas é utilizado essencialmente o método expositivo recorrendo-se ocasionalmente a diapositivos, com a possibilidade de discussão final sobre a temática específica. O aluno opta pelo modelo de avaliação final ou contínua. O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de duas frequências. O modelo de avaliação final é constituído por prova escrita sobre toda a matéria, a realizar no final do semestre. O aluno é aprovado e dispensa exame oral final obrigatório desde que obtenha um mínimo de 12,0 valores na prova escrita. O aluno é reprovado com classificação no exame final inferior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre