Disciplina Curricular
Gestão das Atividades Desportivas GAD
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a) Identificar as especificidades dos serviços de desporto de acordo com as características das diferentesmodalidades. b) Compreender a importância do desporto para diferentes stakeholders. c) Aplicar e desenvolver quadros de conceptuais para avaliação da qualidade das diferentes modalidades desportivas. d) Fomentar a compreensão do desporto numa perspetiva sistémica e organizacional, promovendo o entendimento e reflexão sobre a configuração dos sectores desportivos. e) Caracterizar a gestão do desporto a das atividades físicas como área de intervenção profissional, identificando as principais funções e competências associadas. f) Discutir problemas e situações atuais no campo da gestão das atividades físicas e estratégia das organizações de desporto, promovendo a reflexão crítica.
Programa
Durante as aulas serão abordados os seguintes conteúdos: 1. Dimensões da qualidade dos serviços de desporto - Qualidade técnica - Qualidade funcional - Qualidade do ambiente 2. Gestão do encontro com o serviço de desporto - Modelos para analisar o encontro com o serviço - Intervenientes durante o serviço de desporto 3. Ambiente e fluxos dos serviços de desporto - Dimensões do ambiente do serviço - Instalações e processos de serviço no desporto 4. Avaliação da qualidade dos serviços de desporto - Instrumentos de avaliação - Processos de melhoria e produtividade Os conteúdos desta unidade curricular serão abordados de acordo com os seguintes grupos de modalidades/desportos: - Piscinas: natação. - Pavilhões: basquetebol, voleibol, andebol. - Salas de desporto: judo e outros desportos de combate. - Estádios: atletismo, futebol e râguebi. -Mar e rios: surf, vela e canoagem. - Ginásios e Health clubs: fitness.
Métodos de ensino e avaliação
A Unidade Curricular organiza-se em sessões teórica-práticas, pela exposição dos conteúdos programáticos, debates, resolução de problemas, análise de estudos de caso e exploração bibliográfica. Osestudantes também experimentam sessões de natureza prática nas quais visitam instalações desportivas e elaborando relatórios de grupo orientados pelo docente. Avaliação contínua - implica que o aluno tenha frequência mínima de 2/3 das aulas e nota não inferior a 10 valores. É composta por 2 momentos distintos. 1- Inclui a realização e apresentação de um relatório sobre a qualidade das atividades desportivas nas instalações queforem visitadas durante as aulas. Este trabalho será feito em grupo e terá uma ponderação de 50% na nota final. 2 - Realização de uma frequência, feita individualmente e com uma ponderação de 50% na nota final. Avaliação por exame final - Irão os estudantes que tenham optado por esta situação ou aqueles que não tenham sidoaprovados no regime de avaliação contínua.