Disciplina Curricular
Desporto e Desenvolvimento DD
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover atitudes críticas necessárias ao pensamento correto, tais como: curiosidade intelectual, objetividade, disposição para ser metódico e sistemático, persistência, insistir na indagação e na verificação sistemáticas, disposição para considerar, sem ideias pré-concebidas, uma grande variedade, diversidade e complexidade de factos, disposição para suspender a aceitação de qualquer conclusão até terem sido considerados todos os dados relevantes. Domínio de conceitos e de conhecimentos, capacidade de identificar, descrever, classificar e explicar as diversas manifestações sociais do homem entre o jogo e o desporto, e de aplicar esses conhecimentos e capacidades que consolidam as atitudes expressas perante os problemas estudados.
Programa
A disciplina em causa visa o estudo do desenvolvimento do fenómeno social desporto no quadro da sociedade ocidental. Encontra-se organizado segundo cinco pontos: 1) O desenvolvimento de uma disciplina curricular; 2) O Jogo e a Festa; 3) O Desporto Moderno; 4) O Desenvolvimento do Desporto em Portugal; 5) O Desporto e a Sociedade.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas efetuadas com o apoio de um conjunto de Fichas relativas a temas e problemas da DD, acompanhamento do Professor, com comentários conducentes a uma compreensão do fenómeno histórico e social e dos temas selecionados de cada Ficha, apresentação e debate entre os estudantes e orientação do docente. Apresentação de um conjunto selecionado de filmes relativos ao Desporto e Desenvolvimento no tempo presente (DVD,CD), acompanhados de comentário e orientação sobre o fenómeno desporto e as suas estruturas sociais. Apresentação de fotografias de épocas e de situações. Orientação quanto às relações fundamentais entre a imprensa, a imagem e o desporto. Valorização do desenvolvimento de atitudes críticas e baseadas em estudos e não em aspetos meramente subjetivos ou emocionais.