Disciplina Curricular

Sociologia do Desporto e das Organizações SDO

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Saber analisar o fenómeno desportivo, bem como a atividade física e a mobilidade ativa, segundo várias perspetivasteóricas da sociologia. Entender a diferença entre os conceitos desporto, atividade física e mobilidade ativa no que diz respeito ao respetivosignificado social, político e económico. Analisar criticamente a aplicação de cada uma das teorias a estudos no terreno suportados por propostas deinvestigação empírica. Preparar os estudantes em metodologia de investigação: métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados,trabalho de campo no terreno de estudo realizando recolha etnográfica, inquéritos e histórias de vida.

Programa

Teorias do Desporto e do Exercício - Introdução das principais teorias sociológica e respectiva aplicação à análise eentendimento do desporto. Autores e/ou correntes teóricas: Durkheim; Marx e Neo-Marxistas; Elias & Dunning; teoriasde género. 2. O Desenvolvimento e Estrutura do Desporto Moderno - A emergência do desporto moderno no séc. XIX, a suadivulgação e globalização. O valor do espetáculo desportivo mediático na produção de emoções. Territórios eidentidades: o desporto, apesar de referente universal, é talvez um dos melhores indicadores das políticas deidentidade – nacional, regional. 3. Gestão do Desporto e do Exercício na Sociedade Contemporânea - Redes sociais e análise de estilos de vida.Trabalho, lazer e tempo-livre. Políticas públicas de desenvolvimento do desporto e do exercito físico - áreas deinterceção da saúde, do património e da mobilidade. 4. Mobilidade ativa e promoção da saúde - Análise das tendências demográficas e crescimento das cidades.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua O regime de avaliação contínua pressupõe a realização das tarefas em pelo menos dois terços das sessões detrabalho. A Avaliação Contínua tem uma componente de Avaliação Individual mais uma componente de Avaliação deTrabalho realizado em Grupo. Nenhuma das tarefas pode ter classificação inferior a 10. Fórmula de ponderação:Avaliação Individual [AI] = Tarefa de Investigação-Acção [a classificação deve ser > ou = 10]. [AG] = (3 Apresentação +Arguência)/4 [A] +[RI] + Poster [P]. AG = (A +2RI + 2P) / 5 [a classificação deve ser > ou = 10 em cada um dosparâmetros]. [(2 AG+AI) / 3] + Oral Final [OF]/2 [a classificação deve ser > ou = 10 em cada um dos parâmetros]. Osalunos em avaliação contínua cuja classificação não tenha correspondido aos requisitos expostos passam ao modelode avaliação terminal ou Exame. Avaliação Terminal ou Exame: Exame - teste escrito sobre os conteúdos leccionados nos módulos teórico e prático. Oral - classificação superior a7,5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre