Disciplina Curricular

Marketing MARKT

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. • Proporcionar uma visão global sobre a gestão de marketing no contexto organizacional e o enquadramento nosambientes em que essas entidades se inserem e dos quais fazem parte, nomeadamente no setor do Desporto. • Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing. • Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix – produto, preço,comunicação e distribuição. • Desenvolver um Plano de Marketing tendo por objeto de estudo uma empresa/organização que esteja inserida nosetor do Desporto. • Desenvolver competências analíticas, de comunicação oral e escrita. • Proporcionar uma visão global sobre a gestão de marketing no contexto organizacional e o enquadramento nosambientes em que essas entidades se inserem e dos quais fazem parte, nomeadamente no setor do Desporto. • Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing. • Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix – produto, preço,comunicação e distribuição. • Desenvolver um Plano de Marketing tendo por objeto de estudo uma empresa/organização que esteja inserida nosetor do Desporto. • Desenvolver competências analíticas, de comunicação oral e escrita.

Programa

• Importância e Âmbito do Marketing no Setor do Desporto • Informação de Marketing: Análise Externa e Análise Interna • Plano de Marketing e Gestão do Marketing-Mix • Política de Produto / Serviços /Marca • Política de Preço • Política de Comunicação • Política de Distribuição • Marketing Operacional em Ação – Plano de Marketing

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas com conceitos aliados a exemplos práticos, com discussão de Case Studies do Setor doDesporto. Realização de trabalho de projeto consistente no desenvolvimento de um Plano de Marketing. Exame escrito: 50% Projeto de Grupo (Plano de Marketing): 50%

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre