Disciplina Curricular
Análise Financeira das Organizações Desportivas AFOD
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Familiarizar os discentes com os principais conceitos da gestão financeira, bem como desenvolver o quadro geralem que opera a função financeira das organizações desportivas. - Promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre instrumentos, métodos e técnicas de análise financeira, numavisão integrada da sua utilização como uma ferramenta válida na otimização da tomada de decisão financeira. - Introduzir os conceitos e técnicas essenciais de planeamento financeiro e de tesouraria. - Enquadrar a problemática do risco e da rendibilidade na avaliação das organizações desportivas perspetivada emtermos de criação de valor. - Desenvolver, para o caso específico das organizações desportivas (com ou sem fins lucrativos), um conjunto deindicadores económico-financeiros e desportivos, capazes de avaliar
Programa
Conceitos fundamentais de análise e gestão financeira. 2. Fontes de informação para análise e decisão financeira. 3. Apresentação dos principais métodos e técnicas de análise financeira. 4. Análise da capacidade financeira. 5. Análise dos fluxos de caixa. 6. Análise do desempenho económico. 7. Análise do risco económico e financeiro. 8. Análise do risco e rendibilidade 9. Análise económico-financeira e desportiva de empresas e outras organizações (federações e clubes) do setordesportivo nacional.
Métodos de ensino e avaliação
A abordagem à disciplina é feita por metodologias de ensino mistas. Metade das aulas é consignada à transmissãodos conteúdos programáticos da teoria financeira, através de metodologia expositora. No tempo restante em sala deaula, os alunos resolvem casos práticos adequados ao mercado organizacional desportivo, promovendo umaaplicação direta dos conteúdos conceptuais do programa e garantindo que os estudantes dominam o raciocínio datomada de decisão financeira. Como método de avaliação contínua, os alunos realizam um relatório completo deanálise económica/financeira e desportiva, em contexto real (estudo de caso longitudinal), onde se aplica a totalidadeda teoria financeira transmitida nos conteúdos programáticos. Os alunos realizam ainda um teste com ponderação de25% para a nota final, sendo que os restantes 75% respeitam à avaliação do referido relatório. No caso de nota inferiora 9,5 valores, a avaliação terminal é feita por meio de prova oral e escrita.