Disciplina Curricular

Empreendedorismo e Inovação EI

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Caracterizar o conceito de empreendedorismo e os fatores que o influenciam no desporto Caracterizar o conceito de empreendedorismo de alto impacto Caracterizar o conceito de inovação e os diferentes tipos de inovação, aplicados ao desporto Compreender o processo de difusão das inovações Analisar a relação entre a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços no desporto Analisar a atividade empreendedora em Portugal e as condições estruturais do empreendedorismo Caracterizar o conceito de competências empreendedoras Conhecer técnicas de apresentação e elevator-pitch Conhecer o processo de criação de empresas e instrumentos de financiamento Conceber e avaliar um modelo de negócio (business model canvas)

Programa

O conceito de empreendedorismo Fatores que influenciam o empreendedorismo Empreendedorismo de alto impacto O conceito de inovação Difusão das inovações Atividade empreendedora em Portugal Condições estruturais do empreendedorismo Competências empreendedoras Técnincas de apresentação e elevator pitch Processo de criação de empresas Modelo de negócio (business model canvas)

Métodos de ensino e avaliação

As aulas organizar-se-ão em aulas teóricas/momentos de exposição e em aulas teórico-práticas/momentos de prática.Nos momentos de prática pretende-se discutir e efetuar uma análise crítica e reflexiva sobre os temas abordados,fomentando uma apropriação ativa da matéria pelos alunos. Para esse efeito serão organizadas tarefas baseadas naresolução de problemas, análise de casos de empreendedorismo, análise reflexiva e crítica de exemplos deexperiências de sucesso e insucesso, que impliquem debate dos assuntos pelos alunos. Estes momentos serão aindaocupados com o desenvolvimento do modelo de negócio. Ao longo deste processo e para atingir os objetivos propostos, privilegiar-se-ão as melhores práticas no âmbito daeducação para o empreendedorismo (ex: aprendizagem experiencial, participação ativa do aluno, participação deempreendedores, sistema aprovado pelos estudantes, etc.). Avaliação contínua: 1. Trabalho de grupo (80%); 2. Assiduidade e participação (20%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre