Disciplina Curricular
Gestão de Equipamentos Desportivos GED
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. A formação de agentes qualificados de nível superior, com capacidade de desenvolverem processos neste domínio,particularmente ao nível da conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas. 2. Pretende-se que os estudantes dominem os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, osprincipais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercíciode competências superiores no domínio da gestão das instalações. 3. Pretende-se ainda que manifestem
Programa
1–Conceitos 2–Tipologias: 2.1 – De Base: Recreativas; Formativas 2.2 – Especializadas ou Monodisciplinares 2.3 – Para Espetáculo Desportivo 2.4 – Espaços Públicos, Naturais de Rec. e Desporto 3 – Gestão: Indicadores-base: Espaço; Tempo; Recursos Materiais; Humanos; Financeiros; Informação. Tipos: pública,parcial, concessionada e privada. Salvaguardas e Contratos. Complexos: Públicos, Privados, Cooperativos, Clubes,Organizações comunitárias, religiosas, etc. Programação: ações e decisões. 4 – Gestão dos espaços: Vocações. Usos. Tipologias. Competição. Matriz SWOT e BCG. 5 – Manutenção: Estratégias. Operações: contínua e periódica, específica. Normas: Higiene, Segurança,Funcionamento, etc. Conforto: geral, estético, acústico e auditivo, térmico, higrométrico e quinestésico. Desconforto.Desafogo. Especificidades. 6 – Económicos: Ciclo de Vida; receitas e despesas; Indicadores de uso. Contabilização desportiva de espaçosnaturais. 7 – Gestão da Qualidade/Inovação – EFQM, CAF, TQM, CSR
Métodos de ensino e avaliação
1. Work on the reality of Sports Facilities, by the direct involvement of students with a sports facility in a particularsport or community sports company, where they applied the knowledge conveyed. 2. Elaboration of projects directed to the management of specific uses. 3. Reports. The evaluation results in much of this work done. There is always the possibility of taking in traditional examinationways.