Disciplina Curricular
Atividade Física e Saúde Pública AFSP
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 4_Plano de Estudos 2025/2026
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos 2025/2026 > 1º Ciclo > 1.º Semestre
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular pretende demonstrar a função da atividade física como instrumento de saúde pública e apresentar formas de intervenção para generalizar a sua prática regular. No quadro genérico dos comportamentos relacionados com a saúde, a atividade física tem um efeito salutogénico. No final da lecionação da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências: Conhecer os benefícios da atividade física no quadro epidemiológico atual. Descrever e caraterizar o quadro de atividades com marcado efeito salutogénico. Identificar e caraterizar as técnicas mais eficazes de promoção da atividade física ao longo do ciclo de vida
Programa
1. Apresentação, tipos de evidência científica; conceitos de epidemiologia. 2. Conceitos de atividade física e comportamento sedentário. 3. Atividade física, comportamento sedentário e saúde. 4. Recomendações para a prática de atividade física. 5. Atividade física, aptidão física e saúde. 6. Atividade física e doenças cardiovasculares. 7. Atividade física e diabetes. 8. Atividade física e cancro. 9. Atividade física e obesidade. 10. Atividade física e saúde mental. 11. Atividade física nos cuidados de saúde primários.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua: O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de uma frequência no final do semestre. A frequência é constituída por duas partes – escrita e oral. A nota final é a média aritmética entre as notas obtidas nas provas escrita e oral. Primeiro é feita a prova escrita. Nessa prova o aluno terá de ter classificação igual ou superior a 9,5 valores para poder fazer a prova oral. Em nenhuma das provas a nota pode ser inferior a 9,5 valores. Os alunos que tiverem classificação igual ou superior a 12 valores na prova escrita podem ser dispensados da prova oral. Avaliação terminal: No caso de os alunos reprovarem na avaliação contínua, a avaliação terminal é composta por exame escrito (mínimo 9,5 valores numa escala de 20) e por exame oral (mínimo 9,5 valores numa escala de 20).