Disciplina Curricular
Comportamento Organizacional em Desporto COD
Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 4_Plano de Estudos 2025/2026
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos 2025/2026 > 1º Ciclo > 1.º Semestre
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os determinantes do comportamento humano nas organizações desportivas. Desenvolver competências na área da conceção, planeamento, aplicação e avaliação de programas de formação nestas áreas. Adquirir conhecimentos sobre métodos, técnicas e estratégias de gestão e intervenção adequadas a intervenções grupais e individuais, promovendo competências de pensamento crítico sobre estes fenómenos sociais. Desenvolver competências de investigação aplicada ao estudo do comportamento nas organizações. Capacidade de comunicação oral, escrita e de utilização de recursos informáticos.. Capacidade de pensamento criativo e de desenvolver novas ideias e conceitos.
Programa
1. Determinantes personalísticos e psicossociais do comportamento nas organizações. 2. Clima(s) Organizacionais 3. Cultura, Socialização e Cidadania Organizacional. 4. O Indivíduo na Organização A personalidade e sua relação com os outputs organizacionais. Perceção, Valores e Atitudes e Satisfação com o Trabalho. Personalidade e Emoções. Perceção e Tomada de Decisão. Motivação e Satisfação Stress Organizacional Compromisso Organizacional e Empowerment. 5. Grupos nas organizações Fundamentos do Comportamento de Grupo: os Grupos de Trabalho Definição e Classificação de Grupos. Grupos e Equipas. A Comunicação Poder, conflito e negociação 6. A Estrutura Organizacional Cultura Organizacional Conflito e Negociação Cidadania organizacional Mudança Organizacional Justiça Organizacional 7. A Liderança e o Comportamento Organizacional como ferramentas profissionais.
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos podem optar por avaliação contínua ou terminal. Avaliação contínua: A avaliação consistirá na: 1 - apresentação de uma sessão de formação ou de um projeto de investigação, em grupo, em sala de aula, sobre temas a especificar da área científica e a sua análise crítica pelo grupo/turma (80%); 2 - Presença nas aulas (20%). Avaliação terminal: Em alternativa, em Exame final, exame sobre toda a matéria, de acordo com o Regulamento da Universidade. Notas inferiores a 10 na avaliação contínua determinam a necessidade de exame final.