Disciplina Curricular

Organização do Desporto OD

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 4_Plano de Estudos 2025/2026

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos 2025/2026 > 1º Ciclo > 3.º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC Organização de Desporto garante o conhecimento e o domínio de contextos de ação que interagem e influenciam as organizações de desporto, isto através do estudo, da interrogação e da investigação: - Conhecer os contextos de ação das organizações do desporto que configuram a organização das organizações dos sistemas desportivos. - Dominar conhecimentos específicos da gestão de organizações do desporto. - Desenvolver competências de investigação. - Estimular a reflexão e a interrogação. - Estimular o trabalho em equipa e o aperfeiçoamento da intervenção pública.

Programa

T 1 Desporto: um projeto humano e social As especificidades do desporto e as implicações na gestão T 2 Organizações sem fins lucrativos: associativismo desportivo Papel social das associações desportivas T 3 Lucro: desporto profissional Comercialização e lucro T 4 Estado: intervenção no desporto A relação do Estado com o desporto -? Políticas desportivas T 5 Internacionalização: marcas globais no desporto Profissionalização, mercantalização e globalização T 6 Consumo: experienciar o desporto -Consumos no desporto T 7 Sedentarismo: trabalho e velocidade -Organização social e sedentarismo T 8 Corpo moderno: belo e ligeiro Consumo do corpo que convence e vende -Os media e o corpo desejado T 9 – Inclusão: desporto para pessoas com deficiência Diversidade de práticas e de contextos organizativos Da integração à inclusão T 10 Desporto e turismo: práticas em viagem CConceitos chave no turismo Relação entre viagens, turismo, desporto e lazer

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação final Neste modelo o estudante que optou, ou que reprovou na avaliação contínua, terá de realizar um exame escrito. Após a realização do exame escrito, em conformidade com a classificação obtida, o estudante ficará reprovado com classificação inferior a 10 valores ou ficará aprovado com classificação igual ou superior a 10 valores. Avaliação contínua Na avaliação contínua o estudante tem de assistir a pelo menos dois terços das aulas e participar em todos os trabalhos que constam da avaliação contínua. Cumprido este critério, a avaliação é composta por: participação individual (frequência escrita) e em grupo (trabalhos orais e escritos acerca dos conteúdos da UC). Participação em grupo será desenvolvido em grupos de 3 ou 4 estudantes e consiste na utilização dos temas lecionados para se refletir na gestão de uma organização (clube, empresa, ginásio, federação, etc.), possibilitando-se desta forma a aplicação dos conteúdos e a discussão concreta da gestão de uma organização de desporto. Ao longo do semestre será seguida a seguinte dinâmica: - T - grupo de estudantes (60´). (i) objetivo: domínio dos conteúdos de acordo com o programa da UC; (ii) meio: apresentação dos conteúdos. Todos os estudantes deverão consultar a literatura antes da aula referente aos conteúdos específicos para poderem intervir ativamente no decorrer da sessão. - TP 1 - todos os grupos de estudantes (i) objetivo: apresentação dos principais tópicos dos conteúdos da aula teórica (ii) meio: apresentação oral por grupo (5 a 10´); - TP2 – todos os grupos de estudantes (i) objetivo: apresentação das conclusões de todos os grupos acerca das implicações para a gestão do conteúdo da aula; (ii) meio: apresentação oral por grupo (5´a 10´); e (iii) documento escrito (300 a 400 palavras por cada tema). No final do semestre os grupos apresentarão as principais conclusões da reflexão (última semana) e entregarão o documento com a compilação das “implicações para a gestão” dos temas lecionados. Nos grupos é obrigatório a rotatividade nas apresentações orais. A classificação final na UC é obtida da seguinte forma: 25% na apresentação dos conteúdos do tema (T); 25% relatório final acerca das implicações para a gestão; 50% frequência. A classificação final será obtida por média ponderada, sendo que o estudante terá de ter no mínimo 10 valores em cada uma das três componentes da avaliação.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1.º Semestre