Disciplina Curricular

Sociologia do Desporto e das Organizações SDO

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 4_Plano de Estudos 2025/2026

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos 2025/2026 > 1º Ciclo > 3.º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa desenvolver a capacidade dos estudantes de analisar criticamente os aspetos sociais, culturais e organizacionais do desporto. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos em teorias sociais aplicadas ao desporto, compreendam as dinâmicas de género, poder, identidade e globalização nas organizações desportivas, e sejam capazes de aplicar essas teorias a contextos reais. No final da unidade, os estudantes devem demonstrar competência na análise de organizações desportivas, compreender as dinâmicas sociais que influenciam o desporto e aplicar teorias sociológicas a questões contemporâneas. Através de metodologias como aulas expositivas, debates, estudos de caso e projetos práticos, a unidade assegura a conexão entre teoria e prática, preparando os estudantes para análise sociológica de fenómenos desportivos.

Programa

1. Introdução à Sociologia do Desporto 2. Evolução Histórica do Desporto na Sociedade 3. Teorias Sociais Aplicadas ao Desporto (Funcionalista, Conflito, Interacionista e Teorias Críticas) 4. Organizações e Estruturas Desportivas 5. Desporto, Género e Desigualdade nas Organizações Desportivas 6. Globalização e Desporto: Implicações Culturais e Económicas 7. Transformação Digital e Esports no Contexto Contemporâneo 8. Culturas Organizacionais no Contexto Desportivo 9. Desporto e Mudança Social (Sustentabilidade e Inclusão)

Métodos de ensino e avaliação

O regime de avaliação contínua pressupõe a realização das tarefas em pelo menos dois terços das sessões de trabalho. Em todas as tarefas os estudantes realizam a sua própria autoavaliação com base nos critérios acordados no início do ano letivo. A Avaliação Contínua é composta por 3 tarefas: Apresentações (Tema e Objeto de estudo empírico), Arguência e Póster. Nenhuma das tarefas pode ter classificação inferior a 10. Segue a fórmula de ponderação: NF= 60% (35% Apresentação Temática, em grupo + 20% Arguência, em grupo + 45% Apresentação da análise empírica de um objeto de estudo, em grupo) + 40% Póster Final Individual [a classificação deve ser > ou = 10]. Os alunos em avaliação contínua cuja classificação não tenha correspondido aos requisitos expostos passam ao modelo de avaliação terminal ou Exame. Avaliação Terminal ou Exame: teste escrito sobre os conteúdos lecionados. Nota mínima 10 (ou, por arredondamento, 9,5).

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1.º Semestre