Disciplina Curricular

Politicas Desportivas, Governance e Ética PDGE

Licenciatura Bolonha em Gestão do Desporto - 4_Plano de Estudos 2025/2026

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos 2025/2026 > 1º Ciclo > 5.º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a. Aplicar quadros conceptuais na análise das políticas e processos de desenvolvimento do desporto a desencadear nos sistemas e organizações desportivas. b. Caracterizar os principais instrumentos legais aplicados ao planeamento e à decisão nas organizações desportivas, identificando os principais os campos de intervenção, as funções dos intervenientes e as competências associadas. c. Introduzir o conceito de governance e sua aplicação aos processos de desenvolvimento do desporto. d. Identificar numa perspetiva crítica as principais questões éticas que emergem na gestão do desporto. e. Destacar a importância dos códigos de ética em gestão do desporto. f. Discutir problemas e situações, atuais e futuras, no campo do desenvolvimento e da gestão do desporto, nas suas várias dimensões de intervenção: Estratégica, Tática e Operacional, enquadrando os conceitos de governance e ética aplicada ao desporto.

Programa

Políticas Desportivas I. Políticas Desportivas e o Desenvolvimento: O Modelo Europeu do Desporto - Declarações, Cartas e Planos de Ação; O Sistema Desportivo Português – Organismos Centrais e Subsistemas. II. Instituições do desporto ao nível global e local, a governance e o código de ética. III. Impacto das políticas desportivas no desenvolvimento da governance no desporto e no código de ética. Governance no Desporto I. Definição do conceito de governance para a gestão desportiva. II. Análise dos agentes desportivos e a governance (Praticantes, instituições, poder central e local, espectadores/fans). III. Estruturas e modelos de governance no desporto. IV. Princípios de (boa) governance no desporto. V. Desafios nacionais e internacionais da governance no desporto. Ética e Gestão do Desporto I. Fundamentação e quadros teóricos da ética. II. Introdução à ética nos negócios. III. Ética organizacional em gestão do desporto. IV. Códigos de ética em gestão do desporto.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação dos alunos organizar-se de dois modos: 1 – avaliação contínua: terá por base as apresentações que os grupos farão nas aulas e os trabalhos temáticos apresentados. A avaliação centra-se, por isso, não na capacidade de memorização de conceitos, mas sim, acima de tudo, na capacidade de reflexão apresentada nos trabalhos a efetuar. 20% - Participação ativa nos trabalhos em sala de aula; 40% - Apresentação oral de trabalho escolhido pelo estudante sobre temas previamente distribuídos pelo Professor. 40% - Apresentação escrita do trabalho escolhido pelo estudante sobre temas previamente distribuídos pelo Professor. 2 – avaliação final – através de exame.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1.º Semestre