Disciplina Curricular

Introdução à Bioquímica IB

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como objetivo fornecer formação sobre os fenómenos moleculares subjacentes à estrutura e função do corpo humano. Os alunos deverão ser capazes de: identificar e classificar os diferentes constituintes elementares e moleculares do corpo humano e descrever as suas principais funções; prever alguns comportamentos das biomoléculas nos meios aquosos em função das suas propriedades físico-químicas; descrever os processos metabólicos pelos quais a informação genética é utilizada para produzir e controlar todos os constituintes do organismo e identificar processos que possam conduzir à ocorrência de patologias; reconhecer os principais intervenientes nos processos moleculares de regulação; descrever os processos metabólicos pelos quais o organismo humano pode obter, armazenar e utilizar energia, em diferentes situações ambientais, utilizando como modelo o movimento humano; identificar espécies reativas de oxigénio e associá-las ao desenvolvimento biológico na saúde e na doença.

Programa

O programa inclui: a origem da vida na terra; composição elementar do corpo humano: macro, micro e oligoelementos, suas funções e fontes nutricionais; a célula: atributos, estrutura e funções; química-física em meios aquosos; biomoléculas: estrutura, classificação e função de glúcidos, Iípidos, proteínas e ácidos nucleicos; síntese proteica com base na informação genética e identificação e classificação de causas de desordens genéticas; estrutura, classificação e modo de ação de agentes reguladores como os enzimas, as hormonas e os neurotransmissores; bioenergética: metabolismo glucídico, lipídico e proteico e integração fisiológica dos processos bioquímicos em diferentes situações ambientais, utilizando como modelo o movimento humano; espécies reativas de oxigénio em sistemas biológicos e o seu papel no desenvolvimento biológico e na patologia.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva em que os conteúdos são apresentados tendo como apoio diapositivos. Na valência teórico-prática a acrescer à componente expositiva procede-se à resolução de fichas de trabalho em que se pretende aplicar os conteúdos expostos quer no curso teórico quer nas aulas teórico-práticas. São ainda incluídas aulas laboratoriais, que consideramos poderem contribuir não só para a formação do estudante como para a sua motivação. A avaliação pode ser efetuada recorrendo a um exame final escrito, contendo questões que exploram todos os conteúdos programáticos abordados, ou por avaliação contínua que inclui a média aritmética de dois testes escritos, dividindo os conteúdos programáticos (90% da nota final) e a entrega de um relatório de uma aula prática (10% da nota final). Para que o aluno obtenha aprovação na avaliação contínua é necessária a aprovação nos três elementos de avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre