Disciplina Curricular
Fundamentos em Relaxação Psicossomática FRP
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhece os aspectos históricos e epistemológicos da Relaxação Psicossomática (contextos - antropológicos e contextos sociais e clínicos para o aparecimento das práticas); - Conhece as principais correntes e fundamentos em Psicossomática (abordagens psicológica de F. Dunbar e F. Alexander), abordagens neurofisiológicas, tal como as principais correntes contemporâneas; - Conhece o impacto da Relaxação Psicossomática, na capacidade de mentalização e o seu impacto nos processos de somatização; - Conhece as diferentes abordagens teóricas para a compreensão e fundamentação da prática da relaxação no plano neurofisiológico e psicoterapêutico; - Conhece as finalidades e os princípios metodológicos fundamentais da intervenção em Psicomotricidade.
Programa
- Aspectos históricos, conceptuais e metodológicos da relaxação psicossomática; - A psicossomática, uma visão integrada e holística do funcionamento humano. Principais correntes e fundamentos teóricos; - Impacto da Relaxação Psicossomática, na capacidade de mentalização e o seu impacto nos processos de somatização; - Indicações e particularidades contextuais e experienciais da relaxação; - Aspectos técnicos e gestão do quadro de intervenção em relaxação psicossomática; - As diferentes abordagens teóricas para a compreensão e fundamentação da prática da relaxação no plano neurofisiológico e psicoterapêutico; - Finalidades e os princípios metodológicos fundamentais da intervenção em relaxação psicossomática; - Aspectos técnicos e metodológicos dos métodos fundamentais de relaxação: Relaxação progressiva; Treino Autógeno, Eutonia; Relaxação Terapêutica para Crianças.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação Contínua AVALIAÇÃO TEÓRICA (90%): A nota da avaliação teórica compreende nota DA frequência escrita, não podendo esta ser inferior a 10 valores. Os estudantes não podem obter uma avaliação inferior a 7,5 valores na frequência escrita. AVALIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA (10%): Maturidade psicológica e profissional revelada nas vivências corporais práticas e na dinamização de situações de intervenção - 10% EXAME FINAL: prova escrita e de uma prova oral, com carácter obrigatório quando: a) O estudante não efectuou a frequência escrita; b) O estudante obteve uma avaliação inferior a 7,5 na frequência, ou num dos parâmetros da avaliação teórico-prática; c) O estudante não teve uma assiduidade igual ou superior a 2/3 de presenças às aulas teórico-práticas; d) O estudante não obteve uma avaliação igual ou superior a 10 valores na avaliação teórico-prática.